Estrutura Administrativa

A gestão administrativa da Assembleia Legislativa organiza-se em níveis hierárquicos. No nível superior de decisão está a Mesa Diretora, composta pelo presidente da Casa e pelo primeiro e segundo secretários.

A Mesa compartilha a gestão da Casa com a Direção Geral, tendo assessoramento também da Secretaria Geral da Mesa; da Procuradoria Geral; da Secretaria de Comunicação Social; e da Secretaria de Gestão de Pessoas. Em níveis inferiores encontram-se também diretorias e coordenações especiais, para assessoramento, e supervisões e coordenações voltadas à execução das atividades.

As atribuições de cada setor estão descritas na Resolução 2.890/2010.

Veja as atribuições dos principais órgãos

É responsável pela direção e administração geral e por prestar apoio administrativo à Mesa. Possui três diretorias: Infraestrutura e Logística, Finanças e Tecnologia da Informação. Em conjunto com a Secretaria de Gestão de Pessoas também tem atribuições relativas a recursos humanos.
Diretor(a): Miguel Pedro Amm Filho
E-mail: dgs@al.es.gov.br
Telefone: (27) 3382-3732

Realiza o assessoramento da Direção Geral e gerencia as atividades do setor de contratos e das comissões de licitação e de compras.

Subdiretor(a): Dionatan Cordeiro Hermogenio
E-mail: sdgs@al.es.gov.br
Telefone: (27) 3382-3715

Gerencia as atividades de contabilidade, controle e fiscalização financeira e patrimonial da Casa, acompanhando a execução do orçamento do Legislativo e auxiliando no controle de gastos.

Diretor(a): Amanda Aleixo Batista Cruz
E-mail: df@al.es.gov.br
Telefone: (27) 3382-3885

Sob sua responsabilidade estão a manutenção predial e as áreas de transporte e logística, almoxarifado, patrimônio e sonorização. É responsável também por equipamentos, móveis, imóveis e veículos.

Diretor(a): Sergio de Sa Freitas
E-mail: dil@al.es.gov.br
Telefone: (27) 3382-3838

Gerencia as atividades de tecnologia da informação e de telecomunicação, fornecendo suporte técnico na área de sistemas e redes e subsídios à elaboração de planos diretores de informática e telecomunicação.

Diretor(a): Grimaldo Pereira da Cruz Junior
E-mail: dti@al.es.gov.br
Telefone: (27) 3382-3730


Auxilia a Mesa nos trabalhos legislativos e na atuação dos deputados durante as sessões. Presta assessoria em assuntos constitucionais e regimentais e faz o controle dos prazos constitucionais para tramitação de proposições. Possui seis diretorias: Processo Legislativo, Documentação e Informação, Taquigrafia Parlamentar, Comissões Parlamentares, Consultoria Temática e de Redação.
Secretário(a): Carlos Eduardo Casa Grande
E-mail: sgm@al.es.gov.br
Telefone: (27) 3382-3719

Realiza o assessoramento, presta apoio administrativo e supervisiona o funcionamento das unidades da Secretaria Geral da Mesa.

Subsecretário(a): Paulo Marcos Lemos
E-mail: sgm@al.es.gov.br
Telefone: (27) 3182-2218

Presta apoio e assessoramento nas áreas temáticas, com exceção da jurídica, à Mesa, às comissões, aos parlamentares e aos diversos órgãos da Ales.

Diretor(a): Jose Roberto Silva Hernandes
E-mail: dct@al.es.gov.br
Telefone: (27) 3182-2237

Gerencia o funcionamento das comissões, Corregedoria Geral e Ouvidoria Geral, em especial, nas reuniões, audiências públicas e diligências.

Diretor(a): Pedro Henrique Santos Barbosa
E-mail: dcp@al.es.gov.br
Telefone: (27) 3382-3755

Organiza arquivos, documentos e normas, além de alimentar sistemas informatizados referentes à legislação e ao controle e fiscalização das atividades concernentes ao Protocolo Geral, Biblioteca Geral, Arquivo Geral, Diário do Poder Legislativo, Reprografia e Publicações e Centro de Memória.

Diretor(a): Deyvid Alberto Hehr
E-mail: ddi@al.es.gov.br
Telefone: (27) 3382-3844

Apoia o trabalho legislativo, principalmente, das sessões plenárias. Também gerencia a parte de tramitação legislativa e o controle da promulgação e publicação de todas as espécies normativas.

Diretor(a): Marcus Fardin de Aguiar
E-mail: diprol@al.es.gov.br
Telefone: (27) 3382-3880

Auxilia deputados, comissões e órgãos da Ales na elaboração e correção da técnica legislativa de proposições, emendas e documentos.

Diretor(a): Tatiana Soares de Almeida
E-mail: dr@al.es.gov.br
Telefone: (27) 3382-3662

Faz o apanhamento e revisão taquigráfica e final dos debates e pronunciamentos parlamentares nas comissões e sessões plenárias, bem como a manutenção e arquivamento dos originais decifrados.

Diretor(a): Nilza Aparecida Cordeiro Viana
E-mail: dtp@al.es.gov.br
Telefone: (27) 3382-3765


Realiza o assessoramento jurídico da Mesa, do Plenário, dos deputados, das comissões parlamentares e dos demais órgãos e unidades administrativas.
Procurador(a) Geral: Anderson Sant Ana Pedra
E-mail: procuradoriageral@al.es.gov.br
Telefone: (27) 3382-3723

Realiza o assessoramento à Procuradoria Geral; gerencia, orienta e fiscaliza a execução de atividades de assessoria às comissões e aos demais órgãos da Assembleia Legislativa.

Subprocurador-geral Administrativo: Ricardo Benetti Fernandes Moça
E-mail: spg@al.es.gov.br
Telefone: (27) 3382-2239

Atua na gerência de atividades da Procuradoria Geral, na emissão de pareceres técnicos nos processos legislativos e administrativos e na elaboração de proposições e minutas de pareceres das comissões temáticas, bem como coordenando as atividades da Diretoria da Procuradoria.

Subprocurador-geral Legislativo: Vinicius Oliveira Gomes Lima
E-mail: dp@al.es.gov.br
Telefone: (27) 3382-3651


Assessora a Mesa na gestão dos recursos humanos da Casa, em especial, dos assuntos relacionados ao regime jurídico, direitos e vantagens, assistência social e saúde e ao pagamento dos servidores públicos lotados na Assembleia.
Secretário(a): Amanda Gabriel de Oliveira Kiffer
E-mail: sgp@al.es.gov.br
Telefone: (27) 3382-3856

Realiza o assessoramento, presta apoio administrativo e supervisiona o funcionamento das unidades da Secretaria de Gestão de Pessoas.

Subsecretário(a): Yann Piovaneli Machado
E-mail: sgp@al.es.gov.br
Telefone: (27) 3182-2251


Responsável pelo assessoramento na área de comunicação. Acompanha e divulga as atividades oficiais da Casa pelo site, mídias sociais e TV, além do trabalho de assessoria de imprensa e de comunicação e a gestão dos contratos para prestação de serviços de divulgação.
Diretor(a): Carlos Augusto de Almeida Neto
E-mail: scs@al.es.gov.br
Telefone: (27) 3382-3840

Coordena o sistema de controle interno da Casa. Realiza o acompanhamento da execução do orçamento destinado à Assembleia e do limite constitucional previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Diretor(a): Gabriel Poncio Mattar
E-mail: dci@al.es.gov.br
Telefone: (27) 3382-3681

Gerencia os agentes de segurança legislativa e policiais militares disponibilizados à Casa, para proteger o presidente, demais parlamentares, servidores e visitantes.
Diretor(a): Ubirajara Egg de Resende
E-mail: disel@al.es.gov.br
Telefone: (27) 3382-3790

Gerencia os projetos institucionais de interesse do Gabinete da Presidência e as atividades da Supervisão do Interlegis e da Cipe Rio Doce, bem como atua em parceria na organização de eventos para intercâmbio com outras instituições do Poder Legislativo.
Diretor(a): Giuliano Valladares Nader Rangel
E-mail: dri@al.es.gov.br
Telefone: (27) 3182-3713

Gerencia as atividades relativas à Casa dos Municípios e à Casa dos Vereadores. Presta assistência às autoridades municipais no que se refere à relação com autoridades do Estado, demandas, apoio administrativo, orientação na elaboração de projetos, entre outras atividades.
Diretor(a): Joelma Costalonga
E-mail: scm@al.es.gov.br
Telefone: (27) 3182-3768

Organiza e gerencia as atividades da Escola do Legislativo destinadas à formação, qualificação e aperfeiçoamento de servidores e deputados da Assembleia Legislativa.
Diretor(a): Sergio Majeski
E-mail: del@al.es.gov.br
Telefone: (27) 3382-3713

Responsável pelo Ales Digital, ferramenta de controle e tramitação de documentos e processos, bem como por iniciativas que visam garantir transparência, acessibilidade, interatividade e usabilidade de serviços e informações públicas.
Diretor(a): Marcos Pontes de Aquino
E-mail: dtidpe@al.es.gov.br
Telefone: (27) 3182-2227

Responsável pelas atividades do Cerimonial do Palácio Domingos Martins. Organiza visitas oficiais, solenidades, cadastros de autoridades e de datas comemorativas. Acompanha o presidente em eventos oficiais externos, bem como visitantes à Assembleia Legislativa.
Diretor(a): Hosana Guiomar Mageste Monteiro
E-mail: cerimonial@al.es.gov.br
Telefone: (27) 3382-3721
VEJA TAMBÉM
Política de Privacidade.

O Portal da Ales utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Ao utilizar este site, você concorda com a nossa política de monitoramento de cookies. Para mais informações, acesse a nossa Politica de Privacidade.

ACEITO E FECHAR