Na Assembleia Legislativa existem deputados que possuem atribuições especiais por atuarem como líderes de partido, bloco parlamentar ou do governo do Estado. Todos os partidos com representação na Casa podem indicar um líder e aqueles com três deputados podem escolher também um vice-líder. Já o líder e o vice-líder do Executivo são escolhidos pelo governador.
Entre as prerrogativas de um líder está a de fazer uso da palavra no Grande Expediente na chamada fase da liderança, participar dos trabalhos de qualquer comissão, encaminhar a votação de proposição sujeita à deliberação do Plenário e participar das reuniões do Colégio de Líderes, responsável por discutir assuntos de importância política, escolher deputado para representar a Casa em conselhos, entre outras atribuições.
A escolha do líder partidário deve ser feita pela respectiva bancada no início de cada legislatura, podendo ocorrer mudanças durante o mandato. Já o bloco parlamentar engloba um conjunto de partidos, que escolhem dentre os seus integrantes suas lideranças.