A Ales possui um setor destinado a aperfeiçoar a qualificação contínua de seus servidores. A Escola do Legislativo foi criada pela Resolução 2.219/2004 e desde então vem atuando para elevar o nível do corpo técnico da Casa por meio da oferta de cursos, palestras, seminários e outras ações.
O público externo também é contemplado pelas atividades da escola. Um de seus objetivos é aproximar a sociedade, em especial, os mais jovens, dos trabalhos elaborados pela Assembleia. Para isso, desenvolve programas voltados para estimular a consciência política em estudantes.
Diariamente é ofertado à comunidade estudantil acesso ao trabalho desenvolvido pela Assembleia Legislativa e pelos deputados estaduais. Durante a visita, monitorada por estudantes de História, os alunos têm a oportunidade de conhecer melhor as ações legislativas, bem como as várias maneiras de estar em contato com a instituição e com seus representantes, conhecendo mais de perto as vivências parlamentares.
Após conhecerem vários setores da Casa e suas funções, os alunos são convidados a uma prática legislativa, para criar, debater e simular a votação de projeto de lei, estimulando, dessa forma, a prática da cidadania.
Objetiva a formação e a consolidação do espírito de cidadania dos universitários, aprofundando seus conhecimentos cívicos e morais. O projeto é uma oportunidade de conhecer melhor as atividades do parlamento capixaba, com palestra sobre o funcionamento do Poder Legislativo e a possibilidade de assistir às sessões ordinárias e às reuniões das comissões.
Com as visitas, os universitários conhecem melhor, de forma instrutiva e democrática, as atribuições constitucionais dos deputados estaduais, o processo de elaboração das leis e as formas que os cidadãos têm para acompanhar, de perto, o desempenho dos parlamentares, estimulando, assim, a participação efetiva dos estudantes na dinâmica política.
Oportunidade de os estudantes do ensino médio vivenciarem um dia no papel de deputado estadual, ampliando seus conhecimentos sobre as funções do cargo.
No projeto, os alunos visitam o Poder Legislativo das 8 às 16h30. No período da manhã, conhecem a história da Assembleia Legislativa, o espaço Assembleia Cidadã, o Arquivo Geral, o Pilotis e a Presidência. Posteriormente, no período da tarde, após uma palestra do diretor da Escola do Legislativo, os estudantes vivenciam a experiência de um dia como deputado.
A participação da unidade de ensino é feita por meio de agendamento. A Escola do Legislativo encaminha às escolas interessadas orientações gerais para participação. A escola participante elege os sete cargos da Mesa Diretora dos deputados jovens. Os alunos também formulam um projeto de lei para, no dia da visita, ser discutido e votado em uma sessão simulada. Essa iniciativa possibilita ao aluno uma experiência legislativa mais completa, incentivando-o a pensar a realidade político-social-econômica e o que pode ser feito para mudá-la, exercitando efetivamente a cidadania.