Cipe Rio Doce

A Comissão Parlamentar Interestadual de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (Cipe Rio Doce) é composta por deputados capixabas e mineiros. Seu principal objetivo é acompanhar a elaboração e execução de planos e projetos públicos e privados realizados em prol da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, avaliando também impactos ambientais, culturais, turísticos e socioeconômicos.

Cabe ainda ao colegiado desenvolver ações para informar e conscientizar sobre problemas e potencialidades do rio, encaminhar sugestões aos Poderes Públicos, além de apresentar proposições legislativas.

A Cipe tem ainda o papel de estimular a criação e promover apoio a comitês e agências para atuação no Rio Doce, cuja bacia hidrográfica contempla 228 municípios e 3,5 milhões de habitantes.

Para alcançar suas metas, o regimento interno do colegiado o autoriza a trabalhar juntamente com entidades e órgãos públicos e privados, nacionais e internacionais com os quais tenha afinidade de objetivo.

Composição e Eleição

Por regra a Cipe Rio Doce é composta por 10 deputados: são cinco deputados estaduais capixabas e cinco mineiros. A escolha dos membros é feita pelo presidente da Assembleia de cada estado para um período de dois anos, podendo haver recondução.

Os presidentes das duas Casas são membros honorários. A eleição do presidente e do vice da Cipe Rio Doce é feita entre os parlamentares integrantes da comissão, havendo uma alternância em cada biênio entre as Assembleias de Minas Gerais e Espírito Santo.

Biênio 2023/2024

Presidente: deputada Janete de Sá (PSB-ES)

Vice-presidente: deputado Leleco Pimentel (PT-MG)

Representantes do Espírito Santo

Coordenador regional: Lucas Scaramussa (Podemos)

Efetivos: Alcântaro Filho (Republicanos), Dary Pagung (PSB), Janete de Sá (PSB) e Sergio Meneguelli (Republicanos).

Suplentes: Alexandre Xambinho (Podemos), Gandini (PSD), Raquel Lessa (PP), Tyago Hoffmann (PSB) e Zé Preto (PL).

Representantes de Minas Gerais

Coordenador regional: deputado Leleco Pimentel (PT)

Efetivos: Adriano Alvarenga (PP), Celinho Sintrocel (PCdoB), Enes Cândido (Republicanos) e Zé Laviola (Novo).

Suplentes: Coronel Sandro (PL), Cristiano Silveira (PT), Ricardo Campos (PT), Thiago Cota (PDT) e Tito Torres (PSD).

Política de Privacidade.

O Portal da Ales utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Ao utilizar este site, você concorda com a nossa política de monitoramento de cookies. Para mais informações, acesse a nossa Politica de Privacidade.

ACEITO E FECHAR