Apoio aos Municípios

A Assembleia Legislativa dispõe de dois setores que prestam assessoria a prefeituras e câmaras de vereadores:
a Casa dos Municípios e a Casa do Vereador.

A Casa dos Municípios foi criada para aproximar a Assembleia Legislativa das prefeituras com o objetivo de auxiliá-las no seu desenvolvimento e no atendimento das demandas junto aos diversos órgãos da administração pública estadual e federal.

Outra função do setor é ajudar os municípios na obtenção de dados e informações pertinentes para a administração municipal e prestar assistência e orientação na elaboração de projetos, acompanhamento de programas e demais ações de seus interesses.

A Casa dos Municípios foi criada pela Resolução 1.948/2000. Seus trabalhos são gerenciados sempre pelo 2º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Atualmente, o cargo é ocupado pelo deputado Enivaldo dos Anjos (PSD).

Segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas
casadosmunicipios@al.es.gov.br - (27) 3382-3768/3508

A Casa do Vereador foi criada para estreitar o relacionamento da Assembleia Legislativa com as Câmaras Municipais. Seu objetivo é ajudar os vereadores na solução de seus pleitos e na fiscalização dos serviços públicos prestados à população.

Entre suas atribuições ainda está a de ministrar cursos para o Legislativo municipal com o intuito de auxiliar os vereadores e suas respectivas assessorias no exercício do mandato. A Casa também promove sessões especiais com os vereadores para debater assuntos escolhidos pelos edis.

A Casa do Vereador é vinculada à Escola do Legislativo e foi criada pela Resolução 4.109/2015. Seus trabalhos são gerenciados sempre pelo 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Atualmente, o cargo é ocupado pela deputada Raquel Lessa (Pros).

Segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas
cv@al.es.gov.br - (27) 3382-3821