Ícones do samba capixaba recebem homenagem

Ritmo embalou sessão solene que contou com presença de personagens de destaque na área e lançou comenda Mestre Ditão

Por Wanderley Araújo

Houve apresentação de bateria
Plenário Dirceu Cardoso recebeu convidados / Foto: Tonico

Ícones do samba capixaba, entre eles Edson Papo Furado (primeiro intérprete da Unidos da Piedade), Kleber Simpatia (vocalista), Mãe Rita (madrinha das baianas) e George Rodrigues (hors concour em fantasias de luxo), foram homenageados pelo Parlamento capixaba.

Passistas da Grande Vitória, ala de baianas e grupos de bateria e de samba deram um brilho especial à noite de entrega de certificados, em cerimônia nesta terça-feira (4), no Plenário Dirceu Cardoso.

Veja a galeria de fotos

A proponente do evento, deputada Cláudia Lemos (PRB), disse que um dos legados de sua curta permanência no exercício do cargo é a criação da comenda Mestre Ditão, a ser entregue anualmente, em dezembro, às personalidade do samba capixaba.

Suplente do ex-deputado Rodrigo Coelho (nomeado conselheiro do Tribunal de Contas), a deputada está há poucos meses na Assembleia Legislativa (Ales), e não foi reeleita para a próxima legislatura.

“Fui procurada por alguns deputados (reeleitos) que manifestaram o desejo de dar sequencia a essa nossa iniciativa. Fico muito feliz de deixar esse legado", afirmou.

Cláudia Lemos explicou que inicialmente a comenda, criada por meio do Projeto de Resolução (PR) 36/2018, teria o nome de Dona Ivone Lara, numa homenagem à sambista carioca que morreu em abril deste ano aos 97 anos.

"Como o samba é democrático, decidimos mudar o nome para alguém de destaque na cena capixaba, e com a bênção de Dona Ivone fomos buscar na roda de samba o Mestre Ditão, que foi grande baluarte”.

Adilson Ribeiro, o Mestre Ditão, morreu aos 62 anos no dia 5 de fevereiro de 2015, dois dias antes do carnaval. Ele atuou na Unidos do Jucutuquara, agremiação da qual foi presidente.

Polêmicas do samba

O vocalista Kleber Simpatia citou que o conceito de samba já dividiu opiniões e criou muita polêmica no Brasil. Nessa trincheira, um dos momentos marcantes foi uma luta travada entre os compositores Noel Rosa e Wilson Batista na década de 1930.

"O embate entre os dois (Noel e Wilson) nunca resultou num consenso, mas foi muito importante porque essa polêmica rendeu muitos sambas na época", relatou. Kleber Simpatia afirmou que, mais do que ritmo cultural, o samba é miscigenação, paixão e dedicação, onde não há espaço para discriminação.

Ele acrescentou que o gênero musical é símbolo da identidade nacional, parte da cultura popular, e uma das manifestações que ajudam a projetar o País em outros continentes.

Os deputados Doutor Hércules (MDB), Sérgio Majeski (PSB), Luiz Durão (PDT) e Luzia Toledo (MDB) parabenizaram os sambistas pelas homenagens recebidas e destacaram a importância do samba para o povo brasileiro.

A sessão solene foi realizada em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemorado na data de 2 de dezembro.

Homenageados

1. Abimar Leal Ferreira
2. Anderson da Silva Rodrigues (Binão)
3. ArtSamba