Comissão debate desafios para proteção de crianças

Segundo conselho, uma das prioridades é prevenir violência sexual

Por Silvia Magna | Atualizado há 7 meses

Galdene Miranda
Segundo convidada, ES teve aumento nos casos de violência sexual contra crianças / Foto: Ellen Campanharo

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Criad), Galdene Miranda, esteve na Assembleia Legislativa (Ales) nesta segunda-feira (15). Ela debateu com deputados as metas e desafios do Estado para a proteção desse público.

Na reunião da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente, no Plenário Judith Leão Castello Ribeiro, Galdene explicou que um dos maiores desafios do conselho é prevenir a violência sexual nessa faixa etária. Segundo ela, o ES ocupa o terceiro lugar no ranking nacional desse tipo de violência, com três casos registrados a cada hora.

“O primeiro trimestre de 2019 contabilizou um aumento de 19% em denúncias de violência sexual e doméstica. Cerca de 60% desses casos envolvem crianças até seis anos”, disse. Os dados, segundo ela, são das secretarias de Estado da Saúde (Sesa), de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) e de Direitos Humanos (SEDH).

“Precisamos de uma estrutura com um plano que estabeleça as diretrizes de proteção e cuidados de maneira mais incisiva, mas para isso é preciso trabalhar em conjunto com o Poder Público”, disse. A presidente cobrou a criação de uma gerência dentro da DPCA a fim de promover um diálogo transversal que possibilite ações concretas em socioeducação.

O presidente do colegiado, Delegado Lorenzo Pazolini (sem partido), disse que a comissão vai acompanhar a luta do Criad pela implantação de todos os projetos necessários. “É prioridade desse grupo zelar pela dignidade, integridade e segurança das crianças e adolescentes capixabas. Vamos estender esse diálogo com o conselho estadual para alcançarmos ferramentas eficazes para enfrentar esse mal e tirarmos o Espírito Santo desse ranking tão cruel”, afirmou.

Conferência

Neste ano, o Criad promoverá a XII Conferência da Criança e do Adolescente do Espírito Santo. Segundo Galdene, o evento será realizado nos 78 municípios capixabas entre os dias 24 e 26 de julho e abordará a violência e exploração sexual.

PL quer que Detran aceite documento com rasura
Euclério quer pôr fim à taxa cobrada de contribuinte que erra o preencher documento para transferir um veículo
Encontro de literatura começa nesta segunda (9)
Até quarta (11), Assembleia Legislativa vai sediar evento com atrações variadas como dança, teatro e música