Deputados destacam harmonia dos poderes

Para Marcelo Santos as grandes pautas analisadas e aprovadas em 2019 pelo Legislativo foram construídas em conjunto

Por Silvia Magna

Marcelo Santos
Marcelo Santos: cada modelo de gestão contribuiu para o patamar atual de desenvolvimento do ES / Foto: Tati Beling

A defesa do Parlamento Capixaba pautou a sessão ordinária desta quarta-feira (9). Parlamentares protestaram contra o artigo da economista Ana Clara Abrão, publicado ontem (8), pelo jornal O Estado de S. Paulo. Marcelo Santos (PDT) subiu à tribuna do Plenário para defender o Legislativo das acusações de leniência com as pautas governistas, criticadas pela coluna.

No texto, Ana critica o atual modelo de gestão na educação e a aprovação da Assembleia, em regime de urgência, da criação de uma fundação estatal para gerir a saúde pública e da anistia aos policiais militares acusados de envolvimento na greve em fevereiro de 2017.

Segundo o deputado, a articulista se equivocou ao colocar somente o Executivo como protagonista da condução da sociedade. Para ele, o artigo não reflete a realidade do Parlamento, que trabalha pela construção de um ambiente harmônico para os poderes no Espírito Santo.

Para o deputado, é necessário observar que cada modelo de gestão contribuiu para que o Espírito Santo alcançasse o atual patamar de desenvolvimento e todas as matérias aprovadas pela Casa foram amplamente debatidas.

Marcelo citou o Fundo Soberano, Fundo de Infraestrutura e o projeto para recuperar a malha viária estadual como exemplos de um trabalho conjunto entre os poderes.

“Não existe um padrão ideal de governo. A sucessão sempre traz novos padrões de trabalho e insistir que apenas um deve ser seguido é irreal. Temos inúmeros desafios a enfrentar; como nossos servidores pleiteando melhorias salariais e escolas a serem estruturadas. São muitos investimentos a fazer. O que queremos é continuar produzindo para a população”, disse.

Indignação

Alguns parlamentares acreditam que esse tipo de texto prejudica a imagem do Espírito Santo. Eles explicam que a tentativa de comparação entre os governos não beneficia o Estado e que o Legislativo tem a responsabilidade de contribuir, oferecendo alternativas para as políticas sociais; mantendo o equilíbrio e a autonomia entre os poderes.

“Temos que promover a melhor imagem possível do Estado e não aderir ao ‘quanto pior, melhor’. Toda matéria de opinião que expressa direcionamento para prejudicar ou beneficiar não deve ter peso. Deve-se cuidar da informação em si, e não dar ou tirar mérito”, defendeu o deputado e líder do Governo, Enivaldo dos Anjos (PSD).

Apoio a motoristas de apps é tema de discursos
Tema foi destaque na sessão ordinária desta quarta-feira nos discursos dos deputados Vandinho Leite e Enivaldo dos Anjos
Mantido veto parcial a PL sobre pesagem de produtos
Estabelecimentos ficam desobrigados a destacar funcionário para conferir peso, mas deverão disponibilizar balança para uso do consumidor