Agenda traz debates sobre políticas públicas

Combate a crimes na internet, restaurante popular e superlotação em unidades de atendimento socioeducativo estão entre os temas a serem discutidos por comissões da Casa

Por Gabriela Zorzal

Mesa do plenário com várias pessoas sentadas atrás dela
CPI debate entraves para investigação de crimes na internet / Foto: Tati Beling

Na próxima semana as comissões da Assembleia Legislativa vão discutir diferentes políticas públicas para os capixabas. Projetos culturais, prevenção de doenças, crimes na internet e atendimento socioeducativo estão entre os assuntos em pauta nos colegiados.

As Comissões de Cultura e de Turismo debatem políticas públicas de incentivo à área cultural na segunda-feira (25). O colegiado de Cultura se reúne às 9 horas para conhecer a Academia Estudantil de Letras de Vitória e a inserção de escolas nessa instituição. Para falar sobre o tema, os deputados recebem o escritor Leonardo Monjardim. Logo depois, às 10 horas, a Comissão de Turismo vai receber a secretária de Turismo e Cultura de Santa Maria de Jetibá Marineuza, Plaster Waiandt.

As doenças transmitidas pelos pombos e formas de prevenção estão na pauta da reunião da Comissão de Saúde, na terça-feira (26), às 9 horas. A convidada para falar sobre o tema é a médica infectologista Rúbia Miossi. 

Outro destaque das atividades de terça-feira será a reunião da Comissão de Cidadania, às 13 horas. O colegiado vai dar continuidade ao debate sobre a superlotação nas unidades socioeducativas do Estado.

Foram convidadas para a reunião do colegiado de Cidadania as seguintes autoridades: os defensores públicos Hugo Fernandes, Camila Dória e  Adriana Péris; o diretor-presidente do Iases, Bruno Pereira Nascimento; o secretário estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Bruno Lamas; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, Alessandra Zardo Venturim; e presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo, Gilson Daniel Batista. 

CPI

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Crimes Cibernéticos convocou representantes das empresas Vivo, Claro Net Virtual e Registro Br. A agenda, marcada para terça-feira (26), às 9 horas, faz parte de uma sequência de trabalho do colegiado sobre as dificuldades nas investigações de crimes praticados na internet. 

Assistência Social

A Comissão de Assistência Social tem duas agendas marcadas para a próxima semana. O colegiado se reúne na quarta-feira (27), 12h10, para debater o serviço prestado pelo Restaurante Popular na perspectiva da segurança alimentar e nutricional.

Foram convidados o subsecretário de Estado da Casa Civil; Marcos Marinho Delmaestro; o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Rosemberg Moraes Caitano; o gerente de Segurança Alimentar e Nutricional, Laydiane Silote Barbosa. 

Os parlamentares da comissão também vão dar continuidade à série de audiências públicas no interior para conhecer os avanços e desafios da área. A audiência será na quinta-feira (28), às 13 horas, na Câmara de Nova Venécia. 

Agenda das Comissões

Segunda-feira 
9h - Comissão de Cultura – Plenário Judith Leão
10h - Comissão de Turismo – Plenário Judith Leão
11h - Comissão de Segurança – Plenário Dirceu Cardoso
13h – Comissão de Proteção à Criança - Plenário Judith Leão
13h30 - Comissão de Finanças – Plenário Rui Barbosa

Terça-feira 
9h - Comissão de Saúde – Plenário Rui Barbosa
9h – CPI dos Crimes Cibernéticos – Plenário Judith Leão
11h - Comissão de Ciência e Tecnologia – Plenário Judith Leão
13h – Comissão de Cidadania - Plenário Judith Leão
13h30 - Comissão de Justiça – Plenário Rui Barbosa

Quarta-feira 
12h10 - Comissão de Assistência Social – Plenário Judith Leão
12h10 - Comissão de Meio Ambiente – Plenário Rui Barbosa
14h – CPI dos Maus-Tratos aos Animais – Plenário Rui Barbosa

Quinta-feira 
10h - Comissão de Infraestrutura – Plenário Rui Barbosa
13h - Comissão de Assistência Social – Câmara Municipal de Vereadores de Nova Venécia


 

Descartáveis: semana para debater uso zero
Emílio Mameri sugere que data sirva para esclarecer impactos causados por esses produtos
Personal poderá ter livre acesso às academias
PL do Delegado Danilo Bahiense acaba com cobrança de taxas por parte dos alunos e educadores físicos
Doenças raras: diagnóstico tardio e custo do tratamento são entraves
Presidente de associação de apoio aos pacientes, Cristiane Alvarenga, defende criação de centro de referência para atendimento aos pacientes
Reaproveitamento do plástico em debate
Evento abordou a importância de tratar a reciclagem com viés econômico
Descartáveis: semana para debater uso zero
Emílio Mameri sugere que data sirva para esclarecer impactos causados por esses produtos
Personal poderá ter livre acesso às academias
PL do Delegado Danilo Bahiense acaba com cobrança de taxas por parte dos alunos e educadores físicos
Doenças raras: diagnóstico tardio e custo do tratamento são entraves
Presidente de associação de apoio aos pacientes, Cristiane Alvarenga, defende criação de centro de referência para atendimento aos pacientes
Não há notícias referenciadas.