Assembleia capixaba tem o melhor atendimento ao cidadão do País

Projeto “Espaço Assembleia Cidadã” venceu na categoria “Atendimento ao Cidadão”, em prêmio da Unale. O "Ales Digital" ficou em segundo lugar na categoria "Gestão"

Por Redação Web Ales

Premiação Unale
Espaço Assembleia Cidadã ganhou na categoria Atendimento ao Cidadão / Foto: Max Fonseca

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo é a que tem o melhor atendimento ao cidadão do País. O projeto “Espaço Assembleia Cidadã” foi consagrado campeão nesta sexta-feira (22) na categoria “Atendimento ao Cidadão”, da primeira edição do Prêmio Assembleia Cidadã, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). A premiação ocorreu durante a 23ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), em Salvador (BA). A Assembleia também conquistou o 2º lugar na categoria “Gestão” com o projeto “Ales Digital”.

Trinta e cinco projetos foram inscritos no prêmio, que tinha três categorias: “Gestão”, “Atendimento ao Cidadão” e “Projetos Especiais”.  Foram, então, selecionados três por categoria para a fase final. O prêmio para cada projeto vencedor é de R$ 20 mil e deve ser revertido para melhorias dos projetos das Casas legislativas. Além do dinheiro, cada Parlamento premiado recebe um troféu transitório e o direito de usar o selo Assembleia Cidadã. Confira abaixo o momento do anúncio do projeto vencedor na categoria "Atendimento ao Cidadão":

Os projetos

O Espaço Assembleia Cidadã é uma iniciativa que reúne diversos serviços voltados para a população, como Posto de Identificação da Polícia Civil para emissão de Carteiras de Identidade; Procon Assembleia, Procuradoria Especial da Mulher, Delegacia de Defesa do Consumidor, Defensoria Pública, Biblioteca e agências bancárias.

O Ales Digital vem diminuindo consideravelmente o uso do papel na Casa, tanto no trabalho legislativo quanto no administrativo. No âmbito legislativo os deputados já protocolam seus projetos através do sistema que conta com certificação digital, pessoal e intransferível. Já no administrativo, solicitações cotidianas de servidores ao setor de Recursos Humanos, por exemplo, somente são possíveis de forma virtual. Graças ao avanço da virtualização de processos e tramitações, o Ales Digital representa economia para os cofres públicos, maior transparência e eficiência dos atos.

Projetos Especiais

Na categoria “Projetos Especiais”, A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) foi a campeã com o projeto “Alepe Acolhe”. A Ales chegou a concorrer em fase preliminar deste prêmio com o projeto “Cartilha Inclusiva”, desenvolvido pela Escola do Legislativo, porém, ficou empatada com o trabalho apresentado pela Alepe. Como o critério de desempate era a antiguidade do projeto, Pernambuco acabou sendo selecionado para a final.

Confira o resultado da premiação:

Categoria Atendimento ao Cidadão:

• 1º - Espaço Assembleia Cidadã – Espírito Santo
  • 2º - Alems Acessível – Mato Grosso do Sul
  • 3º - Aplicativo Agora é Lei - Paraná

Categoria Gestão:

• 1º - Legis RH – Rio Grande do Norte
  • 2º - Ales Digital – Espírito Santo
  • 3º - Selo Verde - Goiás

Categoria Projetos Especiais:

• 1º - Alepe Acolhe - Pernambuco
  • 2º - Parlamento Universitário – Paraná