Fiscalização do transporte escolar em pauta

Sindicato da categoria acredita que os clandestinos somam o dobro do número de transportadores legalizados no Estado. Confira agenda das comissões na próxima semana

Por Patricia Bravin | Atualizado há 4 meses

Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente
Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente / Foto: Ellen Campanharo

Na próxima semana estão agendados dez eventos dos colegiados da Assembleia Legislativa (Ales). Destaque para a audiência pública da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente, que vai discutir a segurança no transporte escolar. O encontro será na quinta-feira (2), às 9h15, no Plenário Dirceu Cardoso.

Estão convidados para o debate representantes das Guardas Municipais, Detran, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Sindicato dos Transportadores Escolares, Universitários e de Turismo do Espírito Santo (Sinte-ES). Entre os temas abordados estão os itens de segurança a serem fiscalizados pelo Detran, os cuidados que os pais devem tomar ao contratar o serviço de transporte escolar e as orientações para empresas irregulares e clandestinas regularizarem os serviços.

A presidente do Sinte-ES, Silvia Regina Gonçalves, elogiou a iniciativa da Ales. Ela disse que o sindicato tem cerca de cinco mil transportadores legalizados como autônomos, cooperativas ou empresas. “Acredito que o número de clandestinos é o dobro dos legalizados. Isso é muito grave. Nós só vamos vencer se tivermos fiscalização e conscientização dos pais que precisam entender que contratar um serviço seguro para o filho vai muito além do que verificar um adesivo escrito transporte escolar”, explica.

O Sinte-ES classifica a clandestinidade como um ponto crítico na questão de proteção à criança. “De uns tempos pra cá, a fiscalização do Detran melhorou muito, mas nós sabemos que os clandestinos se escondem no período de volta às aulas, que é quando o cerco aperta, mas depois, ao longo do ano, o assunto cai no esquecimento e eles voltam”, alerta.

Cultura

Na segunda (2) a Comissão de Cultura vai tratar da influência da quaresma na vida do capixaba, na gastronomia e nas manifestações culturais. O desenvolvimento e avaliação da campanha de doação de livros para as bibliotecas destruídas pelas enchentes no mês de janeiro também estão na pauta do colegiado. A reunião está marcada para as 9 horas no Plenário Judith Leão Castello Ribeiro.

A Comissão de Cultura deve abordar, também, os preparativos para as comemorações do centenário da morte do Deputado Provincial Comendador Leopoldino Gonçalves Castanheira, bem como lembrar a instalação da Assembleia Legislativa Provincial do Espírito Santo, em fevereiro de 1835, portanto, há 185 anos. Os deputados provinciais foram eleitos por meio século, até a queda da Monarquia, em 1889.

Turismo

No mesmo dia, às 10 horas, tem reunião da Comissão de Turismo. Os deputados debaterão o turismo religioso, com destaque para “Os Passos de Anchieta”. Está prevista a participação do presidente da Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta (Abapa), Eustáquio Palhares. A reunião será no Plenário Judith Leão Castello Ribeiro.

Mais tarde, às 11 horas, o colegiado de Segurança tratará das medidas de proteção aos motoristas de aplicativo do estado, no Plenário Dirceu Cardoso. Na quarta-feira (4), às 12h10, no Plenário Rui Barbosa, a Comissão de Assistência Social discute os direitos das pessoas com deficiência.

Confira a agenda das comissões:

Segunda (2)
9 horas – Reunião Ordinária da Comissão de Cultura – Plenário Judith Leão Castello Ribeiro
10 horas – Reunião Ordinária da Comissão de Turismo – Plenário Judith Leão Castello Ribeiro
11 horas – Reunião Ordinária da Comissão de Segurança  – Plenário Dirceu Cardoso
13h30 – Reunião Ordinária da Comissão de Finanças – Plenário Rui Barbosa

Terça (3)
9 horas – Reunião Ordinária da Comissão de Saúde – Plenário Rui Barbosa
9 horas - Reunião Extraordinária da CPI de Crimes Cibernéticos - Plenário Judith Leão Castello Ribeiro
13h30 – Reunião Ordinária da Comissão de Cidadania – Plenário Judith Leão Castello Ribeiro

Quarta (4)
12h10 - Reunião Ordinária da Comissão de Assistência Social – Plenário Rui Barbosa