Comissões apuram suspensão de auxílio a atingidos

Em reunião conjunta, CPI da Sonegação e Comissão de Meio Ambiente vão ouvir diretor-presidente da Renova, fundação criada para reparar danos de desastre em Mariana

Por Luciana Wernersbach

Pescador dentro de barco em rio com água barrenta
Pescadores receberam comunicado da Renova informando suspensão de auxílio a partir de agosto / Foto: Instituto Últimos Refúgios

A convocação do diretor-presidente da Fundação Renova, André Giacini de Freitas, para participar de reunião conjunta da CPI da Sonegação com a Comissão de Meio Ambiente é destaque na agenda dos colegiados durante a semana.

O convocado será ouvido sobre as ações de reparação de danos ao meio ambiente e às vítimas do desastre de Mariana, ocorrido em 2015, quando uma barreira de minério de ferro da Samarco se rompeu. Um ponto a ser apurado é o anúncio feito pela Renova sobre a suspensão, a partir de agosto, do pagamento do auxílio financeiro emergencial (AFE) aos pescadores, marisqueiros e comerciantes atingidos pelo desastre.

Setor de eventos

O plano de retomada das atividades do setor de eventos e similares retorna à pauta da Frente Parlamentar de Proteção e Recuperação Econômica e Social do Empreendedorismo Capixaba. Foram convidados para participar da reunião os secretários de Estado de Cultura e de Turismo, Fabrício Noronha e Durval Uliana, respectivamente, e diversos articuladores e produtores culturais e de eventos, entre eles Bruno Lima, Juliana Barbosa, Marcelo Moura, Larissa Puppim e Marcio Ribeiro.

Prevenção

Já a Comissão de Saúde recebe o médico cirurgião plástico Ariosto da Silva Santos Filho. Ele é chefe do Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados do Vitória Apart Hospital, e vai falar sobre prevenção de queimaduras.

Segurança

O colegiado de Segurança vai apresentar os relatórios das audiências públicas realizadas de forma virtual no mês de julho. Os encontros trataram de questões relativas ao município de Santa Teresa e do bairro Praia do Canto, na capital. Os deputados vão apresentar indicações ao governo do Estado e a outros órgãos, solicitando, por exemplo, aumento de efetivo policial e criação de delegacia 24 horas. Também participam da reunião o delegado Leandro Barbosa Moreira, da 12ª Delegacia Regional Serrana, e os representantes da comissão de aprovados do concurso da Polícia Civil-ES 2018, Igor de Moraes Peres e Norberto Louvem.

Propriedades da União

Além das reuniões citadas, também haverá instalação de uma nova frente parlamentar que vai debater a alienação de imóveis da União localizados no Espírito Santo. Na ocasião, serão eleitos o presidente e o secretário-executivo da frente.

As reuniões dos colegiados da Assembleia acontecem em plataforma virtual e podem ser acompanhadas em tempo real pelo canal da Ales no YouTube, pela TV ao vivo no portal e pela TV Assembleia nos canais 19.2 (aberto e digital), 12 NET, 23 RCA e 519.2 Sky Digital.

Confira os dias e horários das reuniões

Segunda (03/08)
9h – Frente Parlamentar de Proteção e Recuperação Econômica e Social do Empreendedorismo Capixaba
11h – Comissão de Segurança