O Programa de Educação Escolar Pomerana (Proepo) foi tema de sessão solene realizada na tarde desta sexta-feira (10) na Assembleia Legislativa (Ales). O Plenário Dirceu Cardoso ficou lotado de autoridades, educadores e voluntários que lutam para manter em voga as tradições pomeranas, um dos objetivos do programa. Pessoas e prefeituras foram homenageadas com comendas, placas e certificados.
Proponente da solenidade, o deputado Adilson Espindula (PDT) destacou que o Proepo foi fundado em 2005 e que é extremamente importante para a comunidade pomerana porque possibilita que os alunos, desde o início da caminhada escolar, tenham acesso à leitura, escrita, fala, costumes e tradições do povo pomerano. Os primeiros pomeranos chegaram ao Brasil no século 19 depois que a Pomerânia, então província da Prússia, foi dividida. Muitos deles se estabeleceram em comunidades rurais no Espírito Santo.
“O grande objetivo é fazer com que a língua pomerana não seja esquecida, pois é nossa língua materna. Diante das restrições, nossa língua quase foi esquecida, mas o Proepo resgatou tudo isso, levando de maneira diferenciada o estudo da língua e das tradições do povo. Temos certeza que as futuras gerações vão manter viva a cultura pomerana”, ressaltou.
Fotos da sessão solene
Legado pomerano
Para o presidente do Sínodo do Espírito Santo a Belém e superintendente da Associação Albergue Martim Lutero, Pastor João Paulo Auler, é preciso fazer com que o legado pomerano permaneça. “O jeito de ser, de se comunicar, os costumes e a língua. Ensinar o pomerano significa fazer parte da cultura capixaba”, salientou.
De acordo com o prefeito de Itarana, Vander Patrício (PTB), “um povo sem cultura é um povo sem identidade, sem história”. Ele parabenizou o trabalho do deputado Adilson e de todos os professores na difusão da cultura pomerana. Já o prefeito de Laranja da Terra, Josafá Storch (MDB), lembrou que os pomeranos chegaram ao Espírito Santo há mais de 100 anos e que batalharam muito para manter as tradições vivas. “Estamos lutando para consolidar o pomerano e não deixar essa joia desaparecer”, frisou.
Adilson encerrou a solenidade comemorando a introdução da língua pomerana nas escolas da rede estadual de educação e contando um pouco do trabalho parlamentar desenvolvido por ele. “Nosso mandato é voltado para o nosso povo e para os produtores rurais. Conseguimos cortar a ideia da cobrança de água (dos produtores). Isso não é solução para a crise hídrica. É preciso dar um suporte financeiro para que eles cuidem das nascentes e produzam água”, concluiu.
Durante o encontro ocorreram apresentações do coral da Associação Diacônica Luterana (ADL) de Afonso Claúdio e do Coro Jovem Municipal de Santa Maria de Jetibá. Os hinos do Brasil e do Espírito Santo foram tocados pelo coordenador do departamento de música da ADL, Douglas Kalke.
Além dos citados, compuseram a mesa do evento os vice-prefeitos de Laranja da Terra, Florisvaldo Kester (MDB), e de Santa Maria de Jetibá, Florentino Lauvers (PTB); o presidente da Câmara de Itarana, Edvan Piorotti de Queiroz (PMN); os vereadores por Santa Maria de Jetibá Joélio Abeldt (PTB) e Teodoro Hammer (PSD); os vereadores por Afonso Cláudio Vanildo Kempim (Podemos), Pastor Hilário Linhaus (PSL) e Beto Xixico (PSB); o vereador por Piúma Daniel Etcheverry (PTB); e a gerente de Educação do Campo, Indígena e Quilombola da Secretaria de Estado da Educação, Valquíria Santos Silva.
Comenda Domingos Martins
Criada por meio da Resolução 1.390/1984, a Comenda Domingos Martins é concedida a personalidades e instituições, nacionais ou estrangeiras que, a juízo da Mesa Diretora, tenham se distinguido pela notoriedade de seu saber, cultura e por serviços de excepcional relevância prestados à comunidade espírito-santense. É a maior honraria entregue pelo Poder Legislativo estadual.
Confira a lista dos homenageados:
Comenda Domingos Martins
1 – Professor Doutor Ismael Tressmann;
2 – Professor Jorge Kuster Jacob.
Placas
1 – Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio;
2 – Prefeitura Municipal de Domingos Martins;
3 – Prefeitura Municipal de Itarana;
4 – Prefeitura Municipal de Laranja da Terra;
5 – Prefeitura Municipal de Pancas;
6 – Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá;
7 – Prefeitura Municipal de Vila Pavão.
Certificados
Afonso Cláudio
1 - Anacléria de Fátima Breda Chagas;
2 - Valquíria Karla Carnielli Tonoli;
3 - Willa Buecker;
Domingos Martins
4 - Adenilde Stein Silva;
5 - Gerusa Maria Kuhn Raasch;
6 - Leoniza Schulz Foeger;
7 - Lília Jonat Stein;
8 - Mônica Nickel;
9 - Rodrigo Kuhn;
10 - Vanize Kosanke Traichel;
Itarana
11 - Aline Chiabai Costa Franco;
12 - Brunélia Jastrow;
13 - Vanessa Klemz;
Laranja da Terra
14 - Andriele Borchardt Calabundi;
15 - Danilo Gonçalves Dornelas;
16 - Glaucia Pagung Scherede;
17 - Glauciana Pagung Kuster Marquardt;
18 - Ivania Kepp Gumz;
19 - Vera Lucia Mayer Seibel;
Pancas
20 - Anália Pautz Vervloet;
21 - Bárbara Faria;
22 - Delita Eggert Giurizzato;
23 - Micheline Hoffmann Bullerjhann;
Santa Maria de Jetibá
24 - Andriele Bucthe Timm;
25 - Célia Lemke Flegler;
26 - Débora Buctke Kampim;
27 - Edna Küster;
28 - Edneia Reinke dos Reis;
29 - Enoc Joaquim da Silva;
30 - Fatima Marquardt Rodrigues;
31 - Geraldo Sebastião Thomas;
32 - Gizela Roos;
32 - Graciele Schulz Arnholz;
33 - Josiane Arnholz Plaster;
34 - Karla Koeler;
35 - Leraci Holz;
36 - Luana Henke Jacob;
37 - Luciléia Erdmann;
38 - Márcia Lemke Rodrigues;
39 - Mônica Gums Raasch;
40 - Patricia Tesch Koehler;
41 - Rejane Berger;
42 - Rosana Stieg Kiister;
43 - Rosinéia Stieg;
44 - Sandra Goll Ferreira;
45 - Simone Kurth Dettmann Hila;
46 - Valdete Kruger Martins;
47 - Vera Braun Soares;
Vila Pavão
48 - Eunice Kippert;
49 - Valdirene Bening Ratzke.