Sessão solene destaca educação pomerana

Proposta pelo deputado Adilson Espindula, solenidade ressaltou tradições e a importância da preservação da língua e cultura pomeranas

Por Gleyson Tete, com edição de Nicolle Expósito

Pessoas posam para foto recebendo homenagem
Mais de 50 pessoas que contribuem para a disseminação dos costumes pomeranos foram homenageadas / Foto: Ana Salles

O Programa de Educação Escolar Pomerana (Proepo) foi tema de sessão solene realizada na tarde desta sexta-feira (10) na Assembleia Legislativa (Ales). O Plenário Dirceu Cardoso ficou lotado de autoridades, educadores e voluntários que lutam para manter em voga as tradições pomeranas, um dos objetivos do programa. Pessoas e prefeituras foram homenageadas com comendas, placas e certificados. 

Proponente da solenidade, o deputado Adilson Espindula (PDT) destacou que o Proepo foi fundado em 2005 e que é extremamente importante para a comunidade pomerana porque possibilita que os alunos, desde o início da caminhada escolar, tenham acesso à leitura, escrita, fala, costumes e tradições do povo pomerano. Os primeiros pomeranos chegaram ao Brasil no século 19 depois que a Pomerânia, então província da Prússia, foi dividida. Muitos deles se estabeleceram em comunidades rurais no Espírito Santo.

“O grande objetivo é fazer com que a língua pomerana não seja esquecida, pois é nossa língua materna. Diante das restrições, nossa língua quase foi esquecida, mas o Proepo resgatou tudo isso, levando de maneira diferenciada o estudo da língua e das tradições do povo. Temos certeza que as futuras gerações vão manter viva a cultura pomerana”, ressaltou.

Fotos da sessão solene

Legado pomerano

Para o presidente do Sínodo do Espírito Santo a Belém e superintendente da Associação Albergue Martim Lutero, Pastor João Paulo Auler, é preciso fazer com que o legado pomerano permaneça. “O jeito de ser, de se comunicar, os costumes e a língua. Ensinar o pomerano significa fazer parte da cultura capixaba”, salientou. 

De acordo com o prefeito de Itarana, Vander Patrício (PTB), “um povo sem cultura é um povo sem identidade, sem história”. Ele parabenizou o trabalho do deputado Adilson e de todos os professores na difusão da cultura pomerana. Já o prefeito de Laranja da Terra, Josafá Storch (MDB), lembrou que os pomeranos chegaram ao Espírito Santo há mais de 100 anos e que batalharam muito para manter as tradições vivas. “Estamos lutando para consolidar o pomerano e não deixar essa joia desaparecer”, frisou. 

Adilson encerrou a solenidade comemorando a introdução da língua pomerana nas escolas da rede estadual de educação e contando um pouco do trabalho parlamentar desenvolvido por ele. “Nosso mandato é voltado para o nosso povo e para os produtores rurais. Conseguimos cortar a ideia da cobrança de água (dos produtores). Isso não é solução para a crise hídrica. É preciso dar um suporte financeiro para que eles cuidem das nascentes e produzam água”, concluiu. 

Durante o encontro ocorreram apresentações do coral da Associação Diacônica Luterana (ADL) de Afonso Claúdio e do Coro Jovem Municipal de Santa Maria de Jetibá. Os hinos do Brasil e do Espírito Santo foram tocados pelo coordenador do departamento de música da ADL, Douglas Kalke.

Além dos citados, compuseram a mesa do evento os vice-prefeitos de Laranja da Terra, Florisvaldo Kester (MDB), e de Santa Maria de Jetibá, Florentino Lauvers (PTB); o presidente da Câmara de Itarana, Edvan Piorotti de Queiroz (PMN); os vereadores por Santa Maria de Jetibá Joélio Abeldt (PTB) e Teodoro Hammer (PSD); os vereadores por Afonso Cláudio Vanildo Kempim (Podemos), Pastor Hilário Linhaus (PSL) e Beto Xixico (PSB); o vereador por Piúma Daniel Etcheverry (PTB); e a gerente de Educação do Campo, Indígena e Quilombola da Secretaria de Estado da Educação, Valquíria Santos Silva. 

Comenda Domingos Martins

Criada por meio da Resolução 1.390/1984, a Comenda Domingos Martins é concedida a personalidades e instituições, nacionais ou estrangeiras que, a juízo da Mesa Diretora, tenham se distinguido pela notoriedade de seu saber, cultura e por serviços de excepcional relevância prestados à comunidade espírito-santense. É a maior honraria entregue pelo Poder Legislativo estadual. 

Confira a lista dos homenageados:

Comenda Domingos Martins
1 – Professor Doutor Ismael Tressmann;
2 – Professor Jorge Kuster Jacob.

Placas
1 – Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio;
2 – Prefeitura Municipal de Domingos Martins;
3 – Prefeitura Municipal de Itarana;
4 – Prefeitura Municipal de Laranja da Terra;
5 – Prefeitura Municipal de Pancas;
6 – Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá;
7 – Prefeitura Municipal de Vila Pavão.

Certificados

Afonso Cláudio
1 - Anacléria de Fátima Breda Chagas;
2 - Valquíria Karla Carnielli Tonoli;
3 - Willa Buecker;

Domingos Martins
4 - Adenilde Stein Silva;
5 - Gerusa Maria Kuhn Raasch;
6 - Leoniza Schulz Foeger;
7 - Lília Jonat Stein;
8 - Mônica Nickel;
9 - Rodrigo Kuhn;
10 - Vanize Kosanke Traichel;

Itarana
11 - Aline Chiabai Costa Franco;
12 - Brunélia Jastrow;
13 - Vanessa Klemz;

Laranja da Terra
14 - Andriele Borchardt Calabundi;
15 - Danilo Gonçalves Dornelas;
16 - Glaucia Pagung Scherede;
17 - Glauciana Pagung Kuster Marquardt;
18 - Ivania Kepp Gumz;
19 - Vera Lucia Mayer Seibel;

Pancas
20 - Anália Pautz Vervloet;
21 - Bárbara Faria;
22 - Delita Eggert Giurizzato;
23 - Micheline Hoffmann Bullerjhann;

Santa Maria de Jetibá
24 - Andriele Bucthe Timm;
25 - Célia Lemke Flegler;
26 - Débora Buctke Kampim;
27 - Edna Küster;
28 - Edneia Reinke dos Reis;
29 - Enoc Joaquim da Silva;
30 - Fatima Marquardt Rodrigues;
31 - Geraldo Sebastião Thomas;
32 - Gizela Roos;
32 - Graciele Schulz Arnholz;
33 - Josiane Arnholz Plaster;
34 - Karla Koeler;
35 - Leraci Holz;
36 - Luana Henke Jacob;
37 - Luciléia Erdmann;
38 - Márcia Lemke Rodrigues;
39 - Mônica Gums Raasch;
40 - Patricia Tesch Koehler;
41 - Rejane Berger;
42 - Rosana Stieg Kiister;
43 - Rosinéia Stieg;
44 - Sandra Goll Ferreira;
45 - Simone Kurth Dettmann Hila;
46 - Valdete Kruger Martins;
47 - Vera Braun Soares;

Vila Pavão
48 - Eunice Kippert;
49 - Valdirene Bening Ratzke.

Vetos seguem na pauta da sessão desta quarta
Manutenção de prazo para relatoria de veto impediu que demais itens da pauta de votações fossem analisados pelo Plenário
Pólio: deputado destaca importância de vacinação
Doutor Hércules, presidente da Comissão de Saúde, alertou que a baixa cobertura vacinal causa risco de a paralisia infantil retornar ao país
PL cria serviço de reparo em cadeiras de rodas
Proposta cria “Paraoficina”, destinada à manutenção e conserto gratuitos em cadeiras de roda, muletas e próteses
Finanças aprova contas do governo referentes a 2020
Julgamento das contas prestadas pelo governador é de competência exclusiva da Assembleia Legislativa
Vetos seguem na pauta da sessão desta quarta
Manutenção de prazo para relatoria de veto impediu que demais itens da pauta de votações fossem analisados pelo Plenário
Pólio: deputado destaca importância de vacinação
Doutor Hércules, presidente da Comissão de Saúde, alertou que a baixa cobertura vacinal causa risco de a paralisia infantil retornar ao país
PL cria serviço de reparo em cadeiras de rodas
Proposta cria “Paraoficina”, destinada à manutenção e conserto gratuitos em cadeiras de roda, muletas e próteses