A Assembleia Legislativa (Ales) homenageou duas instituições públicas capixabas: o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). Os trabalhos científicos e educacionais desenvolvidos pelos dois órgãos foram reconhecidos em sessão solene na noite da última quarta-feira (7), por iniciativa do deputado Luciano Machado (PSB).
Em seu discurso, o proponente da homenagem frisou o grande valor das duas instituições. Sobre o IJSN, o parlamentar salientou que o instituto preza pela pesquisa e ciência, tendo destaque nacional, e os dados levantados pelo órgão servem para embasar as políticas públicas para atender à população capixaba.
Sobre a Esesp, Machado ressaltou que a escola qualifica os servidores estaduais e municipais, promovendo um serviço público mais otimizado e organizado. “Estado e municípios conseguem se preparar para atender bem à população”, disse.
Fotos da sessão solene
Esesp
Em nome da Esesp, discursaram os três diretores da instituição: a diretora-presidente Nelci Gazzoni, a diretora técnica Maria do Socorro Marques e o diretor administrativo Pedro Paulo Menezes Junior.
A diretora-presidente destacou a renovação pela qual a escola passou devido à pandemia. “Diante das necessidades de adaptação, priorizamos o uso de novas tecnologias para a oferta de cursos na modalidade EaD, com o propósito de, cada vez mais, disponibilizar conhecimentos e capacitações técnicas com metodologias inovadoras. O momento da pandemia nos levou de maneira mais rápida a refazer a nossa trajetória”, relatou Gazzoni.
Maria do Socorro Marques, diretora técnica, reforçou: “Fomos buscar as soluções inovadoras em diversas ferramentas tecnológicas. Saímos da zona de conforto. Foi e ainda é um cenário de resiliência e adaptação”, comentou. A gestora falou sobre as ações desenvolvidas, como cursos em EaD com e sem tutoria, videoaulas dinâmicas com acessibilidade em Libras, webinários, lives e a criação do website Esesp On.
Pedro Paulo Menezes, diretor administrativo, também discursou, destacando a melhoria das infraestruturas física e tecnológica, a implantação do centro tecnológico EaD, a atualização de softwares e a contratação de profissionais na área de tecnologia.
Por fim, a diretora-presidente comemorou que a Esesp atingiu a marca de mais de 100 mil pessoas capacitadas, de forma presencial e remota.
A Esesp é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) que promove a capacitação de servidores estaduais e municipais. A escola tem foco no desenvolvimento das competências e habilidades necessárias a esses agentes, permitindo que eles correspondam aos desafios da gestão pública contemporânea.
IJSN
Quem discursou em nome do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) foi o diretor de Integração e Projetos Especiais, Pablo Lira. Ele destacou a produção científica do instituto, que serve para embasar o desenvolvimento, aprimoramento e avaliação das políticas públicas em favor da sociedade capixaba.
Lira ressaltou o projeto “Desenvolvimento Regional Sustentável” (DRS-ES), que contou com a colaboração do instituto e em que foi feito um amplo diagnóstico para orientar as políticas regionais nas 10 microrregiões e nos 78 municípios capixabas.
Vinculado à Secretaria de Estado de Economia e Planejamento, o IJSN tem o objetivo de produzir conhecimento e subsidiar políticas públicas por meio da elaboração e implementação de estudos, pesquisas, planos, projetos e organização de bases de dados estatísticos e georreferenciados voltados ao desenvolvimento socioeconômico do Espírito Santo.
Mesa
Também compuseram a mesa do evento os subsecretários de Ciência e Tecnologia e de Integração e Desenvolvimento Regional, Denio Arantes e Paulo Menegueli, respectivamente; o assessor da Casa Civil Marcos Marinho Delmaestro; o representante da Secretaria de Segurança Pública, Jordano Bruno; o representante dos docentes da Esesp, Cézar Manhães; o representante da Universidade de Vila Velha (UVV), Alessandro Coutinho Ramos; a subsecretária da Secretaria de Governo, Carla Fernanda de Paula Silva; e a diretora-executiva da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapes), Cristina Engel de Alvarez.
Homenageados
- Título de cidadão espírito-santense
Daniel Ricardo de Castro Cerqueira – Diretor-presidente do IJSN
- Placas
Escola de Serviço Público do Espírito Santo
Nelci do Belém Gazzoni
Projeto Desenvolvimento Regional Sustentável do Espírito Santo (DRS-ES)
Observatório da Segurança Cidadã
- Certificados
Álvaro Rogério Duboc Fajardo
Bárbara Caballero de Andrade
Cristina Engel de Alvarez
José Luiz Dantas
Marcio Celante Weolffel
Marcos Marinho Delmaestro
Max Athayde Fraga
Paulo Menegueli
- Servidores e docentes da Esesp homenageados
Adriano Zulcom Rodrigues
Ane Caroline Novais Santos
Anélia Conceição Barone
Anna Beatriz Fernandes Carneiro da Silva Marback
Cesar Augusto Moraes da Silva
Cinthia Puffal Paixão Cardoso
Deborah Nicchio Sathler
Isterliane de Souza
Jackson Rhuan Nepomoceno
João Carlo Orlandi Rocha
José Alves dos Santos
Larissa Pereira Fraga
Lilian Cristina Loureiro Reis
Luciano Santos Rezende
Lucimar Neris Castro
Marcia Regina Rosa de Andrade
Marcos Américo Villas Bôas
Maria do Socorro de Souza Marques
Maristela Pereira Guasti
Mylenna Schwartz Lucas
Pâmela de Lucena Marciano
Pedro Paulo Menezes Junior
Pedro Renato de Azevedo
Viviane Maitan do Nascimento
Wistercley Alves Carvalho
- Outras homenagens
Samara Ventureli Furtado
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Oscar de Almeida Gama”
- Deputados homenageados pelo IJSN e pela Esesp
Luciano Machado
Bruno Lamas