O Arquivo Geral da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales) é vinculado a Diretoria de Documentação e Informação (DDI), e situa-se no subsolo do Palácio Domingos Martins, sede do Poder Legislativo capixaba.

Tem por principal finalidade servir à administração da Casa, constituindo-se, no decorrer do tempo, em base do conhecimento da História. A função básica do setor é tornar disponíveis as informações contidas no acervo sob sua guarda.
 
Nosso acervo

A coleção do Arquivo Geral é constituída de documentos que perderam todo valor de natureza administrativa, e são conservados em razão de seu valor histórico ou documental. O documento mais antigo data de 1868.

Do século XlX estão preservados decretos, livros de registros de Projetos de Lei, leis sancionadas, atas das sessões, correspondências avulsas, ofícios, entre outros documentos.

Da coleção também constam todo o processo legislativo a partir de 1950, o trabalho das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI), Comissões Permanentes e Especiais, além dos anais das sessões.

Arquivos gerados pela Diretoria de Finanças (DF) e pela Diretoria de Recursos Humanos (DRH) também estão arquivados no setor. Desta última, somente a documentação referente à servidores falecidos, exonerados ou aposentados.
Como consultar
 

O acervo do Arquivo Geral é aberto ao público para consulta ou reprografia. Quem desejar pode fazer uma consulta preliminar pelos telefones 3382-3864 ou 3382-3865 para saber se o setor possui o documento que procura.

A produção de cada deputado, a partir de 1950, está disponível no site da Ales, no link "Processo Legislativo".

Funcionamento
 

O Arquivo Geral da Assembleia Legislativa atende aos servidores e ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.