Com o objetivo de promover a inclusão digital, o Programa Interlegis se estabelece como referência internacional de integração do Legislativo. A meta do Programa é criar uma comunidade legislativa virtual para conferir mais transparência à atividade parlamentar brasileira.

O Programa Interlegis foi concebido pelo Senado Federal e desde sua criação, recebeu a imediata adesão da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Alesl). O Interlegis tem cumprido o objetivo de promover a modernização do Poder Legislativo nas instâncias federal, estadual e municipal, bem como o de capacitar e esclarecer aos agentes políticos qual é o seu verdadeiro papel perante a comunidade.

Em um primeiro momento, o Programa promove a inclusão digital das Câmaras Municipais do país, entregando equipamentos - computador, impressora e acessório de conexão à Internet - para facilitar o acesso das Casas legislativas à tecnologia, gratuitamente. O Serviço de Tecnologia e Produtos do Interlegis desenvolveu e mantém uma série de sistemas em plataforma de software livre.

De um total de 5.562 municípios brasileiros, mais de 4.000 Câmaras já estão inseridas, a maioria delas totalmente equipada. No Estado o objetivo é contemplar as casas legislativas dos 78 municípios capixabas.

A adesão ao Programa pode ser feita pela Câmara, ou individualmente, por cada parlamentar. A modernização das Casa possibilita o usufruto de uma série de produtos e serviços, como cursos à distância, assistência para elaboração de homepages das Câmaras, videoconferências, cursos presenciais de formação para o parlamentar e sua assessoria - com despesas pagas pelo Programa -, bem como assistência para utilização adequada de novas e modernas ferramentas para otimização do trabalho realizado pela Câmara e pelo parlamentar.

PRODUTOS E SERVIÇOS GRATUITOS:
Modernização do Legislativo
(A Câmara Municipal não é obrigada a adotar os produtos do Programa INTERLEGIS, ficando responsável pela definição do uso ou não dos referidos produtos)

Cursos Presenciais INTERLEGIS na Área do Legislativo (Parlamentares, Assessores e Servidores)
Cursos Presenciais INTERLEGIS na Área Tecnológica
Cursos EAD - Ensino a Distância INTERLEGIS Via Internet

Treinamento, Implantação e Assistência para as Câmaras Municipais nos produtos:
SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo)
SAAP (Sistema de Apoio a Atividade Parlamentar)
SAAL (Sistema de Apoio a Atividade Legislativa)

Assistência para elaboração de HOMEPAGES das Câmaras Municipais
O INTERLEGIS-ES ajuda no suporte às Câmaras Municipais no desenvolvimento do seu próprio SITE, quando assim a Câmara desejar, com orientação tecnológica do INTERLEGIS-ES e INTERLEGIS-DF.

Portal Nacional INTERLEGIS (www.interlegis.gov.br)
Toda Casa Legislativa (Federal, Estadual e Municipal) e todo parlamentar que fez adesão ao Programa INTERLEGIS, possui página disponivel no Portal Nacional INTERLEGIS.

Videoconferências
O INTERLEGIS-ES possui na Assembléia Legislativa auditório com capacidade para 100 pessoas, com transmissão de Videoconferêcia Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo e o INTERLEGIS, em parceria com a UFES - Universidade Federal do Espírito Santo, também está em fase de planejamento para implantar o Projeto INTRALEGIS, com salas de Videoconferência no interior do Estado para atender as Câmaras Municipais.



Busca Legislativa: http://busca.interlegis.leg.br