Composição

Presidente: Erick Musso (PMDB)
1º Secretário: Raquel Lessa (SD)
2º Secretário: Enivaldo dos Anjos (PSD)
1º Vice-Presidente: Marcelo Santos (PMDB)
2º Vice-Presidente: Janete de Sá (PMN)
3º Secretário: Jamir Malini (PP)
4º Secretário: Marcos Mansur (PSDB)

 
Função

É a instância máxima do Poder Legislativo. Dirigir os serviços da Casa e tomar as providências necessárias à regularidade dos trabalhos legislativos são a primeira atribuição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, que é composta pelo Presidente, pelo Primeiro e Segundo Secretários.

Em seis artigos, o Regimento Interno mostra, por exemplo, que cabe à Mesa propor ação de inconstitucionalidade por iniciativa própria ou por deliberação do Plenário, a requerimento de deputado. A Mesa também deverá tomar as devidas providências judiciais e extrajudiciais em favor de um deputado, caso esteja sendo impedido de exercer sua função parlamentar.

Outra atribuição dos membros da Mesa Diretora é decidir, conclusivamente, em grau de recurso, as matérias referentes a ordenamento jurídico de pessoal e dos serviços administrativos da Assembleia. Caso o Poder Legislativo necessite de créditos adicionais para custear os serviços da Administração, a Mesa Diretora é quem deverá encaminhar a solicitação ao Poder Executivo.

No que se refere à questão financeira, ela também encaminhará ao Tribunal de Contas do Estado a prestação de Contas da Assembleia em cada exercício financeiro. Após a aprovação em plenário, a Mesa Diretora deverá promulgar, dentro dois dias úteis, os decretos legislativos e as resoluções da Assembleia. E ainda promulgar emendas à Constituição do Estado, além de elaborar a redação final de projeto de resolução.

Quanto às reuniões, são feitas uma vez por semana, ordinariamente e, extraordinariamente, sempre que convocada pelo presidente ou pela maioria de seus membros.