Escola do Legislativo

A Ales possui um setor destinado a aperfeiçoar a qualificação contínua de seus servidores. A Escola do Legislativo foi criada pela Resolução 2.219/2004 e desde então vem atuando para elevar o nível do corpo técnico da Casa por meio da oferta de cursos, palestras, seminários e outras ações.

O público externo também é contemplado pelas atividades da escola. Um de seus objetivos é aproximar a sociedade, em especial, os mais jovens, dos trabalhos elaborados pela Assembleia. Para isso, desenvolve programas voltados para estimular a consciência política em estudantes.

 

Projetos da Escola do Legislativo

Diariamente é ofertado à comunidade estudantil acesso ao trabalho desenvolvido pela Assembleia Legislativa e pelos deputados estaduais. Durante a visita, monitorada por estudantes de História, os alunos têm a oportunidade de conhecer melhor as ações legislativas, bem como as várias maneiras de estar em contato com a instituição e com seus representantes, conhecendo mais de perto as vivências parlamentares.

Após conhecerem vários setores da Casa e suas funções, os alunos são convidados a uma prática legislativa, para criar, debater e simular a votação de projeto de lei, estimulando, dessa forma, a prática da cidadania.

Agende aqui sua visita

Objetiva a formação e a consolidação do espírito de cidadania dos universitários, aprofundando seus conhecimentos cívicos e morais. O projeto é uma oportunidade de conhecer melhor as atividades do parlamento capixaba, com palestra sobre o funcionamento do Poder Legislativo e a possibilidade de assistir às sessões ordinárias e às reuniões das comissões.

Com as visitas, os universitários conhecem melhor, de forma instrutiva e democrática, as atribuições constitucionais dos deputados estaduais, o processo de elaboração das leis e as formas que os cidadãos têm para acompanhar, de perto, o desempenho dos parlamentares, estimulando, assim, a participação efetiva dos estudantes na dinâmica política.

Agendamentos apenas pelos telefones:
3382-3818 | 3382-2201 | 3382-1656

Oportunidade de os estudantes do ensino médio vivenciarem um dia no papel de deputado estadual, ampliando seus conhecimentos sobre as funções do cargo.

No projeto, os alunos visitam o Poder Legislativo das 8 às 16h30. No período da manhã, conhecem a história da Assembleia Legislativa, o espaço Assembleia Cidadã, o Arquivo Geral, o Pilotis e a Presidência. Posteriormente, no período da tarde, após uma palestra do diretor da Escola do Legislativo, os estudantes vivenciam a experiência de um dia como deputado.

A participação da unidade de ensino é feita por meio de agendamento. A Escola do Legislativo encaminha às escolas interessadas orientações gerais para participação. A escola participante elege os sete cargos da Mesa Diretora dos deputados jovens. Os alunos também formulam um projeto de lei para, no dia da visita, ser discutido e votado em uma sessão simulada. Essa iniciativa possibilita ao aluno uma experiência legislativa mais completa, incentivando-o a pensar a realidade político-social-econômica e o que pode ser feito para mudá-la, exercitando efetivamente a cidadania.

Conheça mais sobre o projeto Deputado Jovem
Agendamentos apenas pelos telefones:
3382-3818 | 3382-2201 | 3382-1656

Política de Privacidade.

O Portal da Ales utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Ao utilizar este site, você concorda com a nossa política de monitoramento de cookies. Para mais informações, acesse a nossa Politica de Privacidade.

ACEITO E FECHAR