Governo institui política estadual de agroecologia

Projeto visa promover, em parceria com municípios e entidades, o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida na zona rural 

Por Titina Cardoso

plantação de hortaliças
Foto: Incaper

A soberania e a segurança alimentar da população capixaba são as principais diretrizes da Política Estadual de Produção Agroecológica e Orgânica (Peapo), instituída pelo Projeto de Lei (PL) 283/2018. Os deputados Padre Honório e Nunes, ambos do PT, apresentaram requerimento ao Plenário para que o projeto seja incluído na pauta da próxima sessão plenária e receba, então, parecer oral das comissões de Justiça, Meio Ambiente, Agricultura e Finanças. 

 

O objetivo é integrar as políticas, programas e ações de transição agroecológica e de produção orgânica e de base agroecológica, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e qualidade de vida das pessoas, por meio do uso sustentável dos recursos naturais e da oferta e consumo de alimentos saudáveis.

 

De acordo com o projeto, a política será implementada pelo Estado, em regime de cooperação com os municípios, organizações da sociedade civil e outras entidades públicas ou privadas. Sua formulação, gestão e execução serão articuladas, em todas as fases, com o Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba.

 

Seu planejamento e execução serão desenvolvidos de forma a compatibilizar as áreas de crédito; infraestrutura e serviços; assistência técnica e extensão rural; pesquisa; comercialização; habitação; legislação sanitária, previdenciária, comercial e tributária; cooperativismo e associativismo; educação, capacitação e profissionalização; agroindustrialização; entre outras. 

 

Princípios e diretrizes

 

São princípios da política estadual de agroecologia: descentralização; sustentabilidade ambiental, social e econômica; equidade na aplicação das políticas, respeitando os aspectos de gênero, geração e etnia; participação dos agricultores familiares em sua formulação e implementação; e fortalecimento da educação no campo e na interação campo/cidade.

 

Entre as diretrizes – além da promoção da soberania e da segurança alimentar e do direito à alimentação saudável, por meio da oferta de produtos isentos de contaminantes – está o uso sustentável dos recursos naturais; a regulação das relações de trabalho; e a promoção de sistemas justos de produção, distribuição e consumo de alimentos, priorizando o apoio aos beneficiários da Lei Federal 11.326/06, que trata dos agricultores familiares. 

 

A valorização da agrobiodiversidade e o estímulo às experiências locais de uso e conservação dos recursos genéticos vegetais e animais, especialmente àquelas que envolvam o manejo de raças e variedades locais, tradicionais ou crioulas também estão entre as diretrizes da política. 

 

Outro objetivo é a participação da juventude rural e a redução das desigualdades de gênero, por meio de ações que promovam a autonomia econômica das mulheres. 

 

Gestão 

 

A Peapo será gerida pela Comissão Estadual de Produção Agroecológica e Orgânica (Ceapo) e pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedres). A Ceapo será constituída por 14 representantes indicados pelos seguintes órgãos e entidades: dois da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag); um da Secretaria de Meio Ambiente (Seama); um da Secretaria de Saúde (Sesa); um da Secretaria de Educação (Sedu); e um da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect). 

 

Também participarão um representante do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); um do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf); um da Assembleia Legislativa (Ales); dois da Comissão da Produção Orgânica no Estado do Espírito Santo; dois representantes de entidades da sociedade civil; e um do Ministério Público Estadual (MPES). 

 

Justificativa

 

De acordo com a mensagem enviada pelo governador Paulo Hartung (MDB), a proposta é fruto de pesquisa, sistematização de práticas adotadas em outros estados, premissas e diretrizes da legislação federal, além de refletir a prática do movimento agroecológico capixaba, contando com o apoio de diversos setores da sociedade, incluindo o atendimento à demanda intermediada pelo deputado Padre Honório (PT). 

 

“A agroecologia é uma ciência, um movimento social e também suas práticas. Ela possui dimensões tecnológicas, sociais, políticas e econômicas. Além da produção orgânica, que não faz uso de agrotóxicos, realiza o manejo sustentável, valoriza as sementes tradicionais e cultiva alimentos em harmonia com a natureza e a cultura local”, explicou o governador. 

 

Segundo o chefe do Executivo, espera-se que com a aprovação da lei, “haja maiores avanços na superação da pobreza no campo, assim como se alcance a tão almejada sustentabilidade, essencial à vida humana”, disse. 

 


 

Sete projetos em urgência na pauta desta quarta (29)
No Expediente projeto que concede reajuste ao governador deve ter tramitação em urgência votada
Deputados avalizam alterações em secretarias estaduais
Foram acatadas mudanças no DER, Seama, Seag, Incaper, Idaf e Sejus; Plenário também aprovou mudanças na estrutura organizacional da Ales
Aprovada mudança na regulação do Transcol
Iniciativa altera a forma de subsídio governamental no sistema de transporte público e, segundo projeção do Executivo, resultará em economia de mais de R$ 50 milhõe...
Colegiado vai atuar contra violência em escolas
Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente realizará audiência pública e visita a escolas na Serra que teriam recebido ameaças de ataque
Sete projetos em urgência na pauta desta quarta (29)
No Expediente projeto que concede reajuste ao governador deve ter tramitação em urgência votada
Deputados avalizam alterações em secretarias estaduais
Foram acatadas mudanças no DER, Seama, Seag, Incaper, Idaf e Sejus; Plenário também aprovou mudanças na estrutura organizacional da Ales
Aprovada mudança na regulação do Transcol
Iniciativa altera a forma de subsídio governamental no sistema de transporte público e, segundo projeção do Executivo, resultará em economia de mais de R$ 50 milhõe...