Esporte paralímpico é pauta de comissão

Colegiado de Turismo e Desporto recebe coordenador de programa de inclusão esportiva desenvolvido pela Prefeitura de Vitória

Por Luciana Wernersbach

Comissão de Turismo e Desporto
Reunião de Turismo e Desporto será na segunda (11) a partir das 10 horas / Foto: Ellen Campanharo

A Comissão de Turismo e Desporto da Assembleia Legislativa recebe, na reunião desta segunda-feira (11), o professor e coordenador do Programa de Inclusão Esportiva da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), Luiz Claudio Locatelli. Ele vai falar sobre “Esportes Paralímpicos”. O colegiado se reúne às 10 horas, no Plenário Judith Leão Castello Ribeiro.

Locatelli, que é profissional de educação física e pesquisador de tecnologias assistivas à saúde, esporte e lazer, vai falar sobre as diferenças entre as olimpíadas especiais e o esporte paralímpico. “As especiais são para participação e inclusão, realizada principalmente por pestalozzis e apaes; já o esporte paraolímpico é como as olimpíadas tradicionais mesmo, é de alta performance. E o poder público precisa conhecer melhor esse tipo de esporte para pessoas com deficiência e as ações que visam o desenvolvimento do mesmo”, explica.

Treinador de atletismo paralímpico desde 1989, Locatelli conquistou como técnico da Seleção Brasileira de Atletismo em 2013 em Buenos Aires (Argentina) o Título de Campeão dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens. Também é membro pesquisador da Academia Paralímpica Brasileira.

A Comissão de Turismo e Desporto é presidida pelo deputado Carlos Von (Avante), e tem como vice-presidente o deputado Torino Marques (PSL).

Comissões: Turismo
Vice-governadora avalia participação de mulheres na política
Em entrevista ao Portal Web Ales, Jaqueline Moraes falou sobre os desafios para superar a baixa representatividade feminina na política
Exigida divulgação de gratuidade em cartório