Ales reconhece atuação da Igreja Presbiteriana

Denominação completa 160 anos no país com foco na evangelização por meio dos ensinamentos bíblicos

Por Nicolle Expósito

Solene em homenagem aos 160 Anos da Igreja Presbiteriana no Brasil
Solene destacou os 160 Anos da Igreja Presbiteriana no Brasil / Foto: Lissa de Paula

A Assembleia Legislativa (Ales) reconheceu os trabalhos sociais desempenhados pela Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) ao longo de seus 160 anos no país em sessão solene na noite desta quarta-feira (13). Membros da entidade religiosa foram homenageados com certificados do legislativo e celebrados em sua jornada de evangelização no Espírito Santo.

O proponente da sessão e presidente da Casa, deputado Erick Musso (Republicanos), ressaltou que a homenagem presta justiça à trajetória de “uma das mais respeitadas instituições que presta, junto com outras denominações, um trabalho de levar a palavra de Deus aos corações aflitos, angustiados, ao resgate de vidas.”. Musso também esclareceu que a homenagem partiu de um pedido do ex-deputado estadual Esmael Almeida.

O deputado Gandini (Cidadania) comentou a prerrogativa dada ao Poder Legislativo de reconhecer os bons exemplos da sociedade e reforçou a importância de registrar na história, por meio da homenagem, os trabalhos desenvolvidos. “A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma instituição extremamente importante na constituição da nossa sociedade, do Brasil e do Espírito Santo”, avaliou.

O vereador do município de Vitória Davi Esmael (PSB) fez uma reflexão sobre o momento atual pelo qual a sociedade passa e apontou problemas familiares como causa de muitas mazelas como abuso sexual infantil, crescimento da população em situação de rua e gravidez na adolescência. “Devemos valorizar cada vez mais as instituições religiosas”, avaliou.

Igreja da palavra

Lideranças destacaram que a palavra de Deus é a base da IPB. “Somos conhecidos como o povo da palavra. Nós cremos que somente a escritura e toda escritura nos traz a vontade de Deus”, sentenciou o presidente do Sínodo Central Espírito-santense Reverendo Jailto Lima do Nascimento.

“Somos desafiados a dar prosseguimento, levando o evangelho que salva, que restaura, para as vidas que lá fora estão perdidas e que não conhecem Cristo e só poderão conhecer através da pregação do evangelho”, corroborou o presidente do Sínodo Espírito Santo - Rio de Janeiro, reverendo Romildo Lima de Freitas.

Trabalho Social

A atuação social da IPB também foi destacada. “A IPB tem marcado sua atuação através de suas forças de integração com seu trabalho com áreas sociais através da construção de escolas, universidades, destacando-se a Universidade Presbiteriana Mackenzie, seminários de formação teológica, centros de pós-graduação, hospitais, instituições, assistência social a dependentes químicos como na cidade de Vila Velha a Apadd [Associação de Prevenção e Assistência aos Dependentes de Drogas] e outras instituições ligadas a essa denominação”, disse o presidente do Sínodo Minas - Espírito Santo, reverendo Marcelo Bernaldino da Silva.

Histórico

A Igreja Presbiteriana chegou definitivamente ao Brasil no século XIX, mais precisamente em 1859, com a chegada do missionário norte-americano Ashbel Green Simonton. Em Vitória a igreja chegou como congregação em 1928. É uma comunidade orientada pelos ideais da Reforma Protestante do século XVI.

Homenageados

• Sidinei Junio Pereira da Silva
Deputados: Erick Musso
Garcia propõe combate a golpes contra idosos