Solene homenageia a Fundação Fé e Alegria nesta 4ª

Evento celebra os 30 anos de presença no país de entidade que atua principalmente nas áreas de educação e assistência social

Por Karina Borgo

José Esmeraldo
O deputado José Esmeraldo é o proponente da sessão solene / Foto: Ellen Campanharo

Os 30 anos de atuação da Fundação Fé e Alegria do Brasil no Espírito Santo serão comemorados em sessão solene realizada nesta quarta-feira (27), às 18 horas, no Plenário Dirceu Cardoso, da Assembleia Legislativa (Ales). A iniciativa é do deputado José Esmeraldo (MDB).

Vinte e seis pessoas e instituições parceiras receberão homenagens, entre elas o padre Antônio Tabosa Gomes, diretor-presidente da Fundação Fé e Alegria do Brasil, e Vilmar Burzlaff, coordenador regional da entidade no país. A trilha sonora ficará por conta do Grupo de Canto da Casa Legal – Fé e Alegria, de Cariacica.

Fundação

O Movimento Fé e Alegria teve início no ano de 1955, quando o padre jesuíta José Maria Vélaz e seus colaboradores criaram a primeira escola para as crianças de uma comunidade empobrecida na cidade de Caracas, na Venezuela. Desde então, o trabalho expandiu-se para 25 países da América Latina, Europa e África. Hoje são atendidas diariamente mais de um milhão e meio de pessoas, especialmente crianças, adolescentes e jovens.

Em 1981, a Fundação Fé e Alegria foi instituída no Brasil, com atuação preponderante nas áreas de educação e assistência social. Atualmente, a instituição está presente em 14 estados brasileiros. No Espírito Santo, os trabalhos foram iniciados em 1989, na capital Vitória, expandindo-se também para Cariacica e Laranja da Terra.

Em parceria com comunidades, sociedade civil, governos, autarquias, universidades e empresas, a fundação desenvolve programas nas áreas de educação formal; educação não formal; cultura; desenvolvimento comunitário; formação de educadores populares; comunicação; e ação pública.

Confira os homenageados

25. Tereza Schuwanz Burzlaff
  26. Vilmar Burzlaff
Descartáveis: semana para debater uso zero