Prioridade para quem enfrenta câncer

Autor da matéria defende medida por considerar o desgaste do paciente durante o tratamento, com canseiras, tonturas e enjoos

Por Silvia Magna

Capitão Assumção
Capitão Assumção é o autor do PL / Foto: Ellen Campanharo

O deputado Capitão Assumção (PSL) apresentou o Projeto de Lei (PL) 725/2019 que obriga empresas de produtos e serviços a atenderem com prioridade, pessoas em tratamento oncológico mediante laudo médico que ateste a condição do paciente.

De acordo com o PL, os estabelecimentos que descumprirem a norma serão advertidos poderão ser multados pelo Instituto Estadual de Proteção e Defesa ao consumidor (PROCON/ES).

A multa poderá alcançar, aproximadamente, R$3,5 mil (1 mil Valor de Referência do Tesouro Estadual (VRTEs)). Em caso de reincidência, a medida punitiva terá o valor dobrado.

Para justificar a matéria, o deputado alega que é necessário promover celeridade para aqueles que, momentaneamente, estão debilitados em razão do tratamento contra o câncer.

“São tratamentos fortes, que causam efeitos colaterais aos pacientes. Nesse período, tarefas simples, como comparecer a um órgão público ou ir ao banco podem se transformar em compromissos difíceis de serem realizados. Por isso, precisamos minimizar esse sofrimento encurtando o tempo de espera por atendimento”, disse.

Tramitação

A matéria passará pelas comissões de Justiça, Saúde e Finanças. Caso aprovada e sancionada, a virtual lei entraria em vigor em 90 dias após sua publicação.

Plenário faz extra para votar remuneração de professor
Também na pauta estão outros dois projetos do Executivo, sobre limite de municípios e atuação da Procuradoria-Geral do Estado junto à Junta Comercial
Servidoras da segurança são homenageadas
Mulheres que trabalham nas polícias Civil e Militar e no Corpo de Bombeiros receberam homenagem em sessão solene
Magistério deve ter nova tabela remuneratória
Proposta do Executivo também traz mudanças na lei que trata da progressão de profissionais da educação
Fundo Cidades: Ales sinaliza apoio a municípios
Para o vice-presidente da Amunes, prefeito Luciano Pingo, repasse fundo a fundo torna mais rápida transferência de recursos necessários para demandas municipais
Plenário faz extra para votar remuneração de professor
Servidoras da segurança são homenageadas
Magistério deve ter nova tabela remuneratória
Não há notícias referenciadas.