Voto por vídeo é uma das medidas em sessão virtual

Regulamentação de sessões remotas e constituição de comissões especiais para análise de matérias foram publicadas nesta quinta (26)

Por Nicolle Expósito

Mesa Diretora
Atos constam no DPL desta quinta (26) / Foto: Tati Beling

Foram publicadas no Diário do Poder Legislativo (DPL) desta quinta-feira (26) medidas da Mesa Diretora para a realização de reuniões virtuais, como a que será realizada nesta sexta-feira (27), às 10 horas, pela primeira vez no Parlamento capixaba. A sessão será transmitida ao vivo pelo canal da Assembleia Legislativa no Youtube. Também haverá transmissão ao vivo pela TV Assembleia e o Portal da Ales na Internet. Foram definidas ainda as comissões especiais que farão a análise de quatro propostas enviadas pelo Poder Executivo durante a sessão virtual.

O Ato 2828/2020 regulamenta as discussões e votações realizadas remotamente pelos parlamentares por meio da plataforma plenário virtual, do projeto Ales Digital. A medida foi o meio encontrado pela Assembleia Legislativa (Ales) para viabilizar as votações de quatro matérias que tratam de ações para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no âmbito estadual.

A análise e votação de matérias remotamente, por meio de plataforma virtual por videoconferência, atende às recomendações das autoridades de saúde para adoção do isolamento social a fim de evitar o alastramento descontrolado da Covid-19.

A viabilização das sessões virtuais está a cargo da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), também responsável por prestar todo o suporte técnico aos parlamentares antes e durante o transcurso da reunião remota.

De acordo com o ato, a votação vai funcionar da seguinte maneira: além do registro do voto (contra ou a favor das propostas) na plataforma virtual, os deputados deverão enviar um vídeo, de até 30 segundos, declarando seus nomes, tipo e número da proposição em análise, e a manifestação do voto (contra ou a favor). Os parlamentares poderão encaminhar emenda às matérias constantes da pauta até quatro horas antes do início da sessão.

Comissões especiais

O Ato 2827/2020 constitui comissões especiais para análise da constitucionalidade, legalidade e mérito dos quatro projetos enviados pelo Poder Executivo a serem apreciados na inédita sessão virtual  convocada para esta sexta (27). Confira abaixo a composição das comissões e os projetos que terão de analisar.

Projeto de Lei Complementar 16/2020: Modifica alíquota da contribuição mensal compulsória (patronal) dos Poderes Executivo, Judiciário, Legislativo, inclusive Tribunal de Contas, do Ministério Público e da Defensoria Pública de 22% para 14%.

Marcelo Santos (presidente)
Enivaldo dos Anjos (relator)
Freitas

Emílio Mameri
Dr. Rafael Favatto

Projeto de Lei Complementar 17/2020: Trata dos procedimentos para contratações e outras medidas para enfrentamento da calamidade de saúde pública e estado de emergência decorrentes do novo coronavírus.

Freitas (presidente)
Euclério Sampaio (relator)
Enivaldo dos Anjos

Emilio Mameri
Janete de Sá

Projeto de Lei Complementar 18/2020: Altera a legislação de fundos públicos para autorizar a reversão, ao Tesouro Estadual, do superávit financeiro de recursos vinculados e dá outras providências.

Hudson Leal (presidente)
Emílio Mameri (relator)
Freitas
Enivaldo dos Anjos

Dr. Rafael Favatto

Mensagem 50/2020: Solicitação de reconhecimento de estado de calamidade pública no Estado do ES.

Titulares
Enivaldo dos Anjos (presidente)
Freitas (relator)
Dary Pagung