Novas matérias começam a tramitar na Casa

Na Ordem do Dia, entretanto, votação ficou "trancada" devido a pedido de prazo

Por Gleyson Tete

Mesa Diretora
Propostas foram lidas durante a sessão híbrida / Foto: Divulgação

Na sessão ordinária desta segunda-feira (19), as proposições da Ordem do Dia não foram analisadas porque o deputado Coronel Alexandre Quintino (PSL) manteve pedido de prazo regimental ao veto total que encabeça a pauta de votações. O impedimento do governo é sobre o Projeto de Lei (PL) 321/2020, de Janete de Sá (PMN).

Veja mais fotos da sessão

Com a manutenção do prazo, a pauta fica “trancada” e os itens voltam a ser objeto de análise na próxima sessão, nesta terça-feira (20). A matéria da deputada dispõe sobre medidas de garantia da equidade na atenção integral à saúde da população negra em casos de epidemias ou pandemias, surtos provocados por doenças contagiosas ou durante estado de calamidade pública.

Novos projetos

Cinco novas proposições foram lidas no Expediente e começaram a tramitar na Casa. Umas delas é o Projeto de Lei Complementar (PLC) 39/2020, do Executivo, que visa possibilitar que os soldados das corporações militares estaduais, polícia e bombeiros, sejam, excepcionalmente neste ano de 2020, promovidos à graduação de cabo na data de 28 de outubro, dia do servidor público. A matéria vai tramitar pelas comissões de Justiça, Segurança e Finanças.

Já o PLC 40/2020, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), dispõe sobre a contratação por tempo determinado de servidores para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do artigo 37 da Constituição Federal e do inciso IX do artigo 32 da Constituição Estadual. A proposta foi encaminhada aos colegiados de Justiça e Finanças.

Outras três propostas são de origem parlamentar. O PL 536/2020, do Delegado Danilo Bahiense (sem partido), trata da alienação onerosa de armamento em acautelamento aos servidores da Segurança Pública, Iases e Secretaria de Estado da Justiça. A iniciativa deve passar pelas comissões de Justiça, Segurança e Finanças.

O Pastor Marcos Mansur (PSDB) elaborou o PL 538/2020, que dispõe sobre a possibilidade de instituição de serviço informatizado e facilitado de denúncia de maus-tratos contra animais silvestres, domésticos, domesticados, nativos ou exóticos, via número de aplicativo WhatsApp, por órgãos da administração pública, e institui o serviço no âmbito do Poder Legislativo. A matéria vai ser analisada pelos colegiados de Justiça, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Segurança e Finanças.

Por fim, o PL 537/2020, do Coronel Alexandre Quintino, acrescenta item ao Anexo I da Lei 10.973/2019, instituindo o Dia do Militar Estadual Veterano, a ser comemorado anualmente no dia 30 de março. O projeto foi encaminhado para a Comissão de Justiça.

Também foi lida uma emenda modificativa ao PL 388/2020, de Marcos Garcia (PV), que estabelece a doação de celulares, tablets e notebooks apreendidos pelas Polícias Civil e Militar do Estado a alunos da rede pública de ensino.

Projeto define piso salarial para fisioterapeutas
Terapeutas ocupacionais também são contemplados em proposta de Doutor Hércules
Comissão ouve Eco101 sobre acidentes na rodovia
Colegiado debate ações da concessionária para a prevenção de ocorrências no trecho da BR-101 que corta o ES