Assembleia recebe prêmio da Unale

“Somos a melhor Assembleia Legislativa do Brasil em atendimento à população”, comemorou o presidente da Casa

Por Aldo Aldesco

Deputados levantando troféu entregue pela Unale
Foto: Léo Quarto

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) recebeu, nesta terça-feira (22), o valor de R$ 20 mil referente ao prêmio de primeira colocada na categoria “Atendimento ao Cidadão”, da primeira edição do Prêmio Assembleia Cidadã, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

A entrega do cheque simbólico e do troféu aconteceu durante a última sessão ordinária do ano, com a presença do ex-presidente da Unale, deputado estadual Kennedy Nunes (PSD), de Santa Catarina.

“Foi numa vinda a esta Casa que eu conheci o trabalho fantástico que esta Casa faz ao cidadão na emissão de documentos, facilitando a vida do capixaba. Tive a ideia de criar o prêmio não só para dar visibilidade à assembleia ganhadora, mas fazer com que se desse visibilidade maior ainda ao trabalho que as assembleias fazem, que muitas vezes não é o trabalho do dia a dia”, explicou Nunes.

O deputado revelou que torceu para que a Ales vencesse o concurso. “Estava torcendo pelo Espírito Santo. Foi aqui que surgiu a ideia do prêmio. Tenho uma notícia muito boa para os capixabas. Várias assembleias, depois de conhecer o projeto Assembleia Cidadã, estão fazendo o mesmo. Isso faz a diferença”, elogiou o deputado catarinense. 

O troféu é transitório e permanece na Casa quando ela vencer por três vezes, assim como acontece com algumas categorias no futebol, disse Nunes.

Confira as fotos da sessão ordinária
 
Reconhecimento

Ao agradecer o prêmio, o presidente da Ales, deputado Erick Musso (Republicanos), explicou a origem do projeto Assembleia Cidadã, em 2018, e os resultados positivos para o cidadão capixaba. Além disso, enumerou que várias assembleias pelo país estão adotando os mesmos projetos da Casa.

“Nesta semana, a Assembleia de São Paulo acabou de implantar o Ales Digital, além de outras Casas como as do Maranhão e de Goiás”, exemplificou. 

“Temos uma assembleia reconhecida e inclusiva”, disse. E acrescentou que a partir do ano que vem, as sessões terão transmissão em Libras (Língua Brasileira de Sinais). “Esse troféu é o resultado do trabalho de todos os deputados e servidores”, destacou Erick. 

“Mesmo com todo o enxugamento, com cortes de arrecadação, com cortes de duodécimos, por conta da pandemia, não atrasamos os salários nem um dia, não tivemos demissões. Abrimos a Casa, ampliamos serviços e hoje está aqui o reconhecimento. Somos a melhor Assembleia Legislativa do Brasil em atendimento à população”, finalizou.

O prêmio 

A premiação ocorreu durante a 23ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), em Salvador (BA), em novembro de 2019. Na ocasião, a Assembleia também conquistou o segundo lugar na categoria “Gestão” com o projeto “Ales Digital”.

Trinta e cinco projetos foram inscritos no prêmio, que tinha três categorias: “Gestão”, “Atendimento ao Cidadão” e “Projetos Especiais”. Foram, então, selecionados três por categoria para a fase final.

O prêmio para cada projeto vencedor foi de R$ 20 mil e tem que ser revertido para melhorias dos projetos das casas legislativas. 

O Espaço Assembleia Cidadã é uma iniciativa que reúne diversos serviços voltados para a população, como posto de identificação da Polícia Civil para a emissão de carteiras de identidade; Procon Assembleia, Procuradoria Especial da Mulher, Delegacia de Defesa do Consumidor, Defensoria Pública, biblioteca e agências bancárias.

Já o Ales Digital vem diminuindo consideravelmente o uso do papel na Casa, tanto no trabalho legislativo quanto no administrativo. No âmbito legislativo, os deputados já protocolam seus projetos através do sistema que conta com certificação digital, pessoal e intransferível.

Já no administrativo, solicitações cotidianas de servidores ao setor de Gestão de Pessoas, por exemplo, somente são possíveis de forma virtual. Graças ao avanço da virtualização de processos e tramitações, o Ales Digital representa economia para os cofres públicos, maior transparência e eficiência dos atos.
 

First slide
First slide
First slide
First slide
Solene homenageia defensores públicos
Sessão também foi marcada por reivindicações como melhorias estruturais, concursos e aumento no orçamento da instituição
Desabamento: Ales homenageia bombeiros
Ato foi em reconhecimento à equipe que, por 20 horas, trabalhou no resgate de vítimas de acidente ocorrido em Vila Velha, em abril
Bancos: regras de segurança serão alteradas
Proposta do governo aprovada pelos deputados adapta lei estadual à federal, contemplando cooperativas de crédito
Cariacica debate violência infantojuvenil
Foi proposto que municípios incluam em seus orçamentos recursos para construir rede integrada de atendimento
Solene homenageia defensores públicos
Sessão também foi marcada por reivindicações como melhorias estruturais, concursos e aumento no orçamento da instituição
Desabamento: Ales homenageia bombeiros
Ato foi em reconhecimento à equipe que, por 20 horas, trabalhou no resgate de vítimas de acidente ocorrido em Vila Velha, em abril
Bancos: regras de segurança serão alteradas
Proposta do governo aprovada pelos deputados adapta lei estadual à federal, contemplando cooperativas de crédito