Deputada quer sala para lactantes

Proposta de Raquel Lessa garante espaço destinado às mulheres em fase de amamentação nos órgãos públicos

Por Gabriela Zorzal, com edição de Nicolle Expósito

Mamadeira cheia de leite materno e, ao fundo, mãe segura bebê
Retirada do leite durante período de amamentação proporciona mais conforto à mulher, observa Lessa / Foto: Getty Images

Garantir um local adequado para retirada e armazenamento do leite materno. Esse é o objetivo do Projeto de Lei (PL) 203/2021, da deputada Raquel Lessa (Pros). A matéria institui salas de apoio para mulheres em fase de amamentação nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado.

As salas, de acordo com a matéria, serão destinadas ao uso das servidoras e funcionárias terceirizadas em período de lactação para que possam fazer a retirada e armazenamento correto do leite durante o horário de expediente. O local também poderá ser utilizado por visitantes.

Na justificativa da matéria, a autora destaca a importância do leite materno, que oferece benefícios nutricionais, imunológicos, emocionais e sociais para o crescimento e desenvolvimento corporal da criança.

“Outro aspecto a ser considerado é que as mulheres que amamentam e que se afastam de seus filhos em virtude do trabalho, precisam esvaziar as mamas durante a sua jornada de trabalho, para alívio do desconforto e para manter a produção do leite. Para que o leite seja retirado durante o expediente, é preciso que a mulher tenha a sua disposição um local adequado para fazer a ordenha e armazenar o leite”, defende a autora na justificativa.

Na Assembleia Legislativa, a matéria será analisada pelas comissões de Justiça, Cidadania e Finanças.

Deputados: Raquel Lessa
Solene homenageia defensores públicos
Sessão também foi marcada por reivindicações como melhorias estruturais, concursos e aumento no orçamento da instituição
Desabamento: Ales homenageia bombeiros