Ales tem várias propostas de rotas turísticas

Parlamentares destacam que esse tipo de iniciativa estimula o turismo nas regiões, colaborando com o fomento da economia local

Por Gleyson Tete, com edição de Angèle Murad | Atualizado há 3 meses

Rocha
Um das regiões contempladas é o Caparaó, onde fica o Pico da Bandeira / Foto: Governo ES

Foram protocoladas neste ano diversas proposições com o objetivo de criar rotas turísticas no Espírito Santo. A última foi o Projeto de Lei (PL) 230/2021, de Renzo Vasconcelos (PP), para instituir a Rota Mirante de São Pedro Frio, localizada entre os municípios de Pancas e Colatina. A ideia é atrair visitantes para as cidades e gerar renda e emprego para os moradores das regiões.

Segundo o parlamentar, no local predomina o clima frio, um contraste com a temperatura normalmente elevada nos municípios. “A vegetação remanescente da Mata Atlântica envolve as formações montanhosas da região e esconde belas cachoeiras pelo caminho até chegar ao mirante, que fica a 670 metros de altitude e revela a vista para os grandes pontões de Pancas, o Rio Doce, a famosa pedra da Baleia e toda a região serrana de Colatina”, frisa.

Renzo destaca que, a partir de 2018, o mirante começou a ser mais divulgado e que os produtores rurais passaram a ser cadastrados pela Prefeitura de Colatina para o incremento do agroturismo. De acordo com ele, o lugar tem alto potencial para o desenvolvimento de esporte de aventura, como rapel, voo livre, trilhas para caminhada e pedal. 

Pico da Bandeira

O deputado Alexandre Xambinho (PL) é o autor do PL 225/2021, que cria a Rota do Pico da Bandeira. Com 12 quilômetros, a rota proposta fica entre os distritos de Santa Marta e Pedra Roxa, em Ibitirama. Um dos atrativos da região é o Pico da Bandeira, terceiro ponto mais alto do país, com 2.891,32 metros de altitude, localizado no Parque Nacional do Caparaó, na serra do Caparaó, divisa entre os municípios de Ibitirama (Espírito Santo) e Alto Caparaó (Minas Gerais). 

“Apesar de a legislação dificultar um pouco a construção de novos empreendimentos tendo em vista que é uma região protegida, a comunidade vem conseguindo desenvolver projetos que englobam restaurantes, chácaras, pousadas, bangalôs, cafeteria, condomínios e postos de gasolina para dar maior conforto para os visitantes do local, principalmente, no período de mais frio, quando a região é buscada por diversos turistas”, afirma Xambinho. 

Pontões

Coronel Alexandre Quintino (PSL) elaborou o PL 226/2021, que estabelece a Rota dos Pontões no município de Mimoso do Sul. O lugar fica no distrito de Conceição do Muqui, onde predomina o clima frio e belezas naturais exuberantes. O ponto culminante, o Pico dos Pontões, tem 1.938 metros de altitude.

Um dos destaques da região é a mata fechada, rica em biodiversidade, com diversos tipos de plantas como orquídeas, flor de tuia, bougainvilles e bromélias. “O local tem sido atrativo também para a prática de aventuras radicais pela trilha de motocross, voos de parapentes, escaladores e wingsuit”, enfatiza.

Outras rotas

Quintino também é autor de outras duas propostas para criação de rotas: o PL 181/2021, do Monte Aghá, com trajetos partindo dos municípios de Itapemirim e de Piúma; e o PL 164/2021, que deu origem à Lei 11.301/2021, contemplando o Vale do Empoçado, em Afonso Cláudio.  

Já o PL 173/2021, de Carlos Von (Avante), institui oficialmente oito rotas turísticas. A matéria faz referência ao Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo, lançado em 2004 e adotado pelo Estado, que definiu inicialmente 10 rotas de interesse turístico, contudo, em seguida esse número passou para oito. 

Frade e Freira

Por fim, já está em vigor a Lei 11.254/202, responsável por criar a Rota do Frade e a Freira, que contempla os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Rio Novo do Sul e Vargem Alta. A norma teve como o origem o PL 46/2021, do Dr. Emílio Mameri (PSDB).
 

Solene: 150 anos dos batistas no Brasil
Cerimônia no Plenário Dirceu Cardoso homenageou pastores e fiéis com placas e certificados
Evento discute cuidado materno e neonatal
Seminário em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente foi realizado com a presença de pesquisadores e profissionais da saúde
Implantação do novo ensino médio em debate
Em seminário na Ales, especialistas, gestores e representantes de empresas e trabalhadores na área de educação discutiram as dificuldades e desafios do sistema
PL inclui trecho no plano rodoviário estadual
Estrada da região serrana é importante acesso para a indústria madeireira, agroturismo e agronegócio
Solene: 150 anos dos batistas no Brasil
Cerimônia no Plenário Dirceu Cardoso homenageou pastores e fiéis com placas e certificados
Evento discute cuidado materno e neonatal
Seminário em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente foi realizado com a presença de pesquisadores e profissionais da saúde
Implantação do novo ensino médio em debate
Em seminário na Ales, especialistas, gestores e representantes de empresas e trabalhadores na área de educação discutiram as dificuldades e desafios do sistema