PL quer informação sobre débito em fatura

Medida visa garantir a transparência na relação entre consumidor e concessionárias, além de informar ao usuário sobre débitos vencidos

Por Silvia Magna, com edição de Nicolle Expósito

Pessoa olha conta
Texto determina disponibilização de informações sobre débito de forma precisa, clara e ostensiva / Foto: Lucas S. Costa

Tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei (PL) 768/2019, do ex-deputado Delegado Lorenzo Pazolini (Republicanos), que determina a inclusão, nas fatura mensais de consumo, de informações sobre débitos vencidos de água, luz, telefonia fixa e móvel e de internet.

A medida visa garantir a transparência nas relações entre consumidor e concessionárias que prestam tais serviços, além de deixar em alerta o usuário. “O acesso ao fornecimento de água e de energia elétrica é essencial para vida digna de cada cidadão. A suspensão do fornecimento desses serviços em decorrência da inadimplência, mesmo que passível de debates e interpretações jurídicas diversas, é uma prerrogativa exercida pelas concessionárias”, argumenta o autor na justificativa da proposição.

Pazolini alega que muitas vezes a pessoa deixa de quitar o débito por extravio da fatura, esquecimento ou outras razões, levando o consumidor à inadimplência e suspensão dos serviços, cuja taxa de religação pode comprometer o orçamento familiar. “A ignorância de dívidas anteriores, além da suspensão do fornecimento do serviço, resulta na inclusão do consumidor no cadastro de inadimplentes e no pagamento de taxas significativamente onerosas para religação do serviço.”

Pazolini ainda cita dispositivos da Constituição Federal que asseguram a competência do Parlamento estadual para legislar de forma concorrente sobre matérias que tratam do direito dos consumidores.

Em 2019, Pazolini apresentou o PL 767/2019, com teor similar, mas a matéria foi arquivada.

Tramitação

A propositura já tem pareceres favoráveis das comissões de Constituição e Justiça, Defesa do Consumidor e Finanças e aguarda análise do Plenário. Caso seja aprovada e vire lei, entrará em vigor 30 dias após data de sua publicação em diário oficial.

Plenário faz extra para votar remuneração de professor
Também na pauta estão outros dois projetos do Executivo, sobre limite de municípios e atuação da Procuradoria-Geral do Estado junto à Junta Comercial
Servidoras da segurança são homenageadas
Mulheres que trabalham nas polícias Civil e Militar e no Corpo de Bombeiros receberam homenagem em sessão solene