Anchieta pode virar capital da moqueca

O deputado Marcelo Santos propõe o título ao município, que se destaca na realização do festival de frutos do mar

Por João Caetano Vargas, com edição de Angèle Murad

Panela de barro grande com moqueca de peixe e camarão
A moqueca capixaba é um dos principais pratos servidos no festival  / Foto: Prefeitura de Anchieta

Entre os principais pratos da gastronomia do Espírito Santo podemos destacar a moqueca capixaba. O prato está presente nos mais tradicionais restaurantes do estado e é sempre um dos mais pedidos pelos nossos visitantes. Em Anchieta, todo mês de outubro é realizado o Festival Capixaba de Frutos do Mar, onde a moqueca é a estrela do evento. Com o objetivo de transformar o município na “Capital Estadual da Moqueca e dos Frutos do Mar”, o deputado Marcelo Santos (Podemos) apresentou o Projeto de Lei (PL) 594/2021.

A proposta altera a Lei 10.974/2019, que consolida a legislação em vigor referente à concessão de títulos em homenagem a municípios do Espírito Santo. O projeto tramita em regime de urgência e será analisado em plenário pelas comissões de Justiça, Finanças e Turismo.

O vice-presidente da Assembleia Legislativa (Ales) explica que a iniciativa “se justifica pelo tradicional Festival Capixaba de Frutos do Mar, que também acontece em Anchieta, no balneário de Iriri, onde dezenas de pratos à base de frutos do mar com temperos locais são comercializados a preços promocionais nos estandes do evento e nos restaurantes do balneário”.

O objetivo da proposta é fortalecer o turismo da região. “Iriri é um dos destinos mais procurados no Estado por quem adora praia. O balneário é um dos redutos capixabas mais agradáveis, com clima de interior, belas praias, bucolismo e, ao mesmo tempo, boas opções gastronômicas e de lazer. O local também tem uma vasta rede de pousadas, restaurantes e hotéis”, conclui.

Deputados: Marcelo Santos
Solene homenageia defensores públicos
Sessão também foi marcada por reivindicações como melhorias estruturais, concursos e aumento no orçamento da instituição
Desabamento: Ales homenageia bombeiros