Servidoras da segurança são homenageadas

Mulheres que trabalham nas polícias Civil e Militar e no Corpo de Bombeiros receberam homenagem em sessão solene

Por Gabriela Zorzal, com edição de Angèle Murad | Atualizado há 1 mês

Homenageada em pé rodeada por pessoas
Homenagem foi iniciativa do deputado Coronel Alexandre Quintino / Foto: Ellen Campanharo

Em carreiras predominantemente masculinas, as mulheres vão conquistando espaço, quebrando barreiras, superando desafios e servindo de exemplo para as novas gerações. É o caso das servidoras que atuam na Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil do Espírito Santo, homenageadas em sessão solene na Assembleia Legislativa. A iniciativa foi do deputado Coronel Alexandre Quintino (PSL).

No Espírito Santo, elas puderam entrar nas corporações militares somente em 1983, com uma turma de 67 mulheres, consideradas pioneiras na época. Quase 40 anos depois, a presença feminina avançou nesses espaços, mas continuam sendo necessárias as bandeiras da representatividade e da luta contra o machismo.

Álbum de fotos da sessão solene

Representatividade

Com 17 anos de carreira militar, a 3° Sargento da PM Roseana do Carmo Gomes Faria, primeira mulher a ingressar no Grupo de Apoio Operacional do Estado, foi uma das homenageadas da noite e destacou a questão da representatividade. “Essa sessão solene trata da representatividade da mulher em corporações que são historicamente muito masculinas. Estamos prontas para o desafio de ocupar esses espaços com muita competência e responsabilidade”, disse a militar.

A cabo da PM Lorena Lima Daleprane, primeira policial feminina de sua corporação a atuar em missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), no Sudão do Sul, falou da importância de servir de exemplo para as gerações futuras. “Essas guerreiras mostram que não há limite para nós, mulheres. Podemos e devemos ocupar o lugar que nós queremos. Acredito que hoje não estamos representando apenas as mulheres que atuam nessas corporações, mas todas as mulheres, mães, profissionais, que buscam ocupar seus lugares e servir de exemplo para as próximas gerações”, destacou a servidora.

Invisibilidade histórica

O evento contou com a presença da vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes. “A verdade é que temos uma verdadeira invisibilidade da mulher na história. E quando essa história é contada, muitas vezes é contada pelos homens. As mulheres precisam ser ouvidas. E como mulheres que estão ocupando um lugar de privilégio, qual é o nosso dever? Isso não pode ficar só pra gente”, refletiu a vice-governadora, que recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Maria Ortiz, homenagem às mulheres com atuação reconhecida no Estado.

Respeito

O proponente da sessão solene, deputado Coronel Alexandre Quintino (PSL), reforçou a importância das mulheres nas instituições ligadas à segurança pública. “As mulheres são essenciais dentro dessas corporações e precisam ser respeitadas por sua competência. Homenagear essas servidoras é reforçar que o lugar da mulher é onde ela quiser”, disse o parlamentar. Confira as homenageadas.

Comenda Domingos Martins

Assistente social policial civil Nisia Inês Arruda de Abreu
Agente da polícia civil Bethânia Rossi Cardoso Bassini Tosta

Covid: vacina italiana é pauta em discursos