PL: prioridade para quem tem fibromialgia

Proposta prevê atendimento preferencial em bancos, repartições públicas e concessionárias de serviços públicos para pessoas que sofrem com dor crônica

Por Larissa Lacerda, com edição de Nicolle Expósito | Atualizado há 3 meses

Detalhe de pessoa pressionando o punho
Fibromialgia causa dores crônicas em várias partes do corpo e desconforto para quem tem a síndrome / Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

Pessoas com fibromialgia podem ter o direito a atendimento prioritário no Espírito Santo. É o que prevê o Projeto de Lei (PL) 803/2021, do deputado Pr. Marcos Mansur (PSDB), que tramita na Assembleia Legislativa (Ales). A iniciativa determina ainda que deverá ser incluído nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial da fibromialgia.

O texto altera as leis estaduais 4.956/1994 e 5.792/1998, que tratam de filas prioritárias para atendimento de segmentos como idosos, pessoas com deficiência e gestantes em instituições financeiras, repartições e concessionárias de serviços públicos.

Na justificativa da proposta, o deputado explica que pessoas com essa condição sofrem frequentemente com dores e transtornos diversos. “Na realidade, pessoas com fibromialgia sofrem de dores crônicas em suas articulações de modo constante, de modo que a sua espera em instituições como bancos, órgãos públicos e do atendimento em geral são custosas, talvez de modo ainda maior que pessoas que atualmente já possuem atendimento prioritário”, defende Mansur.

Fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome que causa dores crônicas, especialmente nos músculos, articulações e tendões. A condição médica tem como algumas consequências fadiga, distúrbios de sono, problemas intestinais, além de sintomas psicológicos como depressão e ansiedade. A causa da fibromialgia ainda é desconhecida e o diagnóstico é clínico. Existem tratamentos, mas ainda não há cura para o quadro.

Tramitação

Por tratar do mesmo tema, a proposta de Mansur tramitará junto com o PL 412/2019, apresentado pelo deputado Capitão Assumção (Patri).

Deputados: Pr. Marcos Mansur
Solene homenageia defensores públicos
Sessão também foi marcada por reivindicações como melhorias estruturais, concursos e aumento no orçamento da instituição
Desabamento: Ales homenageia bombeiros