José de Anchieta pode ser patrono de comenda

Honraria pretende homenagear membros da Igreja Católica e demais entidades religiosas que se destacam por serviços prestados à sociedade

Por Marcos Bonn, com edição de Nicolle Expósito

Deputado Carlos Von fala em microfone no plenário da Assembleia
Von destaca que Anchieta, o padre que virou santo, contribuiu para outras áreas, além da religiosa / Foto: Ellen Campanharo (interna)/Lissa de Paula/Arquivo (capa)

Por meio do Projeto de Resolução (PR) 34/2021, o deputado Carlos Von (Avante), espera criar a Comenda do Mérito Legislativo São José de Anchieta. A honraria será usada para homenagear membros da Igreja Católica e demais entidades religiosas que se destacam por serviços prestados à sociedade.

Segundo o PR, poderão ser entregues até 30 comendas por ano durante sessão solene a ser realizada na Assembleia Legislativa (Ales), preferencialmente no mês de junho (em 9 de junho comemora-se o dia do santo, data municipal de Anchieta). A medalha da honraria deverá ter a imagem do patrono.

Além do trabalho de personalidades religiosas, a iniciativa homenageia São José de Anchieta pela sua contribuição histórica, sobretudo na introdução do cristianismo no país, atuação que lhe conferiu o título de Apóstolo do Brasil, embora tenha nascido nas Ilhas Canárias, território espanhol.

Von lembra que o padre teve atuação em outras áreas, como literatura, dramaturgia e história. Foi o autor da primeira gramática brasileira. Anchieta fundou a cidade capixaba de mesmo nome, onde morou até a morte, em 9 de junho de 1957, aos 63 anos. Ele foi beatificado em 1980 e canonizado no ano de 2014.

Tramitação

Os colegiados de Justiça, Assistência Social e Finanças analisarão a matéria.

Deputados: Carlos Von
Solene homenageia defensores públicos
Sessão também foi marcada por reivindicações como melhorias estruturais, concursos e aumento no orçamento da instituição
Desabamento: Ales homenageia bombeiros