Auditor do Estado deve ter reajuste de 32,6%

Executivo justifica que medida contribui para valorização das carreiras públicas

Por João Caetano Vargas, com edição de Nicolle Expósito

Detalhes de mãos de duas pessoas comentando planilhas com gráficos
Conforme projeto, impacto financeiro da medida é de R$ 4 milhões por ano / Foto: Freepik

O Executivo estadual encaminhou à Assembleia Legislativa (Ales) proposta que reajusta em 32,6% a remuneração dos auditores do Estado. De acordo com o texto do Projeto de Lei (PL) 90/2022, o aumento será retroativo ao dia 1º de fevereiro e dado de forma simultânea e cumulativa ao aumento geral de 6% concedido a todos os servidores do Estado.

Impacto Financeiro

O governo encaminhou junto da proposta a estimativa do impacto financeiro anual do reajuste, que é de aproximadamente R$ 4 milhões, considerando os servidores ativos, inativos e pensionistas. “Esta iniciativa é eminente e relevante, e contribuirá com o compromisso do governo de valorização das carreiras públicas para construção de Poder Público Estadual moderno, eficaz e eficiente”, justifica o Executivo.

Reajuste

A carreira de auditor do Estado é dividida em quatro classes, cada uma delas subdivididas em 15 níveis de referência. Com o reajuste proposto pelo Executivo, os auditores de 4ª classe vão receber entre R$ 12,8 mil e R$ 16,8 mil. Já os subsídios de 3ª classe ficarão reajustados entre R$ 14,7 mil e R$ 19,4 mil. Os de 2ª classe receberão entre R$ 16,1 mil e R$ 21,3 mil. Por fim, os subsídios da 1ª classe variam entre R$ 17 mil e R$ 22,4 mil.

Atribuições

Conforme a Lei estadual 4.909/1994, cabe ao auditor estadual realizar auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, patrimonial e operacional; assim como coordenar, quando designado, a execução de auditorias; elaborar relatórios de auditoria; desenvolver estudos e pesquisas sobre matérias de interesse da Auditoria Geral do Estado (AGE).

Também constam entre as atribuições dos auditores elaborar programas e roteiros de auditorias de natureza extraordinária e especial; emitir laudos e pareceres por solicitação do Auditor Geral; ministrar cursos ou aulas e proferir palestras sobre auditoria; formular e aprimorar métodos de trabalho em auditoria; desempenhar outras atividades de natureza semelhante e compatível.

Pólio: deputado destaca importância de vacinação
Doutor Hércules, presidente da Comissão de Saúde, alertou que a baixa cobertura vacinal causa risco de a paralisia infantil retornar ao país
Cultura debate incentivo à literatura infantil
A escritora Joana Herkenhoff apresentou sua primeira obra infantil e cobrou melhoria das políticas públicas de fomento ao setor