O renascimento do Hotel Imperador, em Domingos Martins (região serrana), está a um passo de ser iniciado. É que o governador Renato Casagrande (PSB) encaminhou para a Assembleia Legislativa (Ales) o Projeto de Lei (PL) 150/2022, pedindo autorização dos deputados para que o imóvel seja doado ao município. A matéria começou a tramitar na sessão do dia 16 de maio, sendo encaminhada para as comissões de Justiça e Finanças.
Conforme a proposta, em caso de a doação ser autorizada, o espaço deverá ser utilizado exclusivamente para a retomada das atividades artísticas, culturais e turísticas, que no passado fizeram do Hotel Imperador referência no estado.
Atualmente o empreendimento, localizado no centro da cidade, está cedido à Prefeitura de Domingos Martins, que o utiliza para abrigar vários órgãos da máquina administrativa.
Autonomia
No texto do projeto encaminhado aos deputados, o governador Renato Casagrande explica que a doação visa a dar à Prefeitura de Domingos Martins mais autonomia na busca de soluções que garantam a preservação e o aproveitamento do potencial turístico do imóvel. O prédio fica num terreno de quase 7 mil metros quadrados.
História
Inaugurado em 6 de janeiro de 1955, o Hotel Imperador, por causa de sua arquitetura, tornou-se atrativo no circuito cultural e turístico do Espírito Santo. Chegou a ser considerado referência para casais em todo o estado capixaba.
Antes de se tornar atrativo turístico, o hotel, nos primeiros anos de existência, era o destino de muitos hóspedes que buscavam tratamento de saúde, em função do clima, ideal para amenizar doenças respiratórias.