Projeto Efatá recebe homenagem da Ales

Iniciativa nascida há pouco mais de um ano usa o evangelho como instrumento de responsabilidade social

Por Marcos Bonn, com edição de Nicolle Expósito

Pessoas posam para foto com certificado
Homenagem ao projeto Efatá foi iniciativa do deputado Erick Musso / Foto: Ana Salles

Colaboradores do Projeto Efatá, iniciativa de cunho evangélico de responsabilidade social, sediado no município de Viana, foram homenageados em sessão solene realizada nesta sexta-feira (1°). Durante o evento, proposto pelo presidente da Assembleia Legislativa (Ales), deputado Erick Musso (Republicanos), os participantes também acompanharam o relançamento do livro “Temperamentos e Relacionamento”.

Idealizador e fundador do projeto, Wesley Loureiro disse que tudo começou em 24 de janeiro de 2021, dia do seu batismo na igreja evangélica, “quando o velho Wesley morre” e “nasce o novo Wesley em Jesus”. Segundo explicou, a iniciativa foi se desenvolvendo aos poucos, começou com o conceito de ser um portal de notícias das igrejas evangélicas.

Mas logo depois, lembrou, foi criado o Ministério Efatá, por meio do qual uma banda evangélica passou a percorrer o estado para pregar a palavra de Deus. Adiante, o projeto avançou pelos “meandros da evangelização” a partir da implantação da rádio web, ouvida atualmente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Mato Grosso do Sul, além do ES.

O Efatá Social é iniciado com a consciência de que “não dá para pensar na paz sem propor o pão”. Por isso, essa vertente do projeto trabalha a distribuição de cestas básicas e faz doação de roupas para instituições (hoje há 70 famílias cadastradas). Já o Efatá Educação oferta aulas de reforço para alunos da rede pública no período de alfabetização.

Conforme destacou Wesley Loureiro, também há um braço que atua para auxiliar quem precisa de emprego. E hoje, por meio de parcerias com empresários, 20 participantes conseguiram colocação profissional formal. Loureiro revelou que trabalha nas questões burocráticas para mudar o status do projeto para o de utilidade pública.

“Tudo diz respeito à nossa vocação, ao nosso chamado. Nós acabamos falhando quando nós entendemos que a nossa vocação é para nós. Aí está o erro. A nossa vocação, o nosso chamado não é para nós, é para o outro”, considerou. “O seu papel é usar aquilo o que Deus te propôs para poder continuar sendo o canal da graça para as outras pessoas”, concluiu.

Lançando a 3ª edição do seu livro Temperamento e Relacionamento, o pastor e psicanalista Silvio Rodrigues falou que a obra levou nove anos para ser concluída e reúne aspectos científicos e espirituais. “O propósito do livro é justamente você se conhecer”, explicou, para promover mais harmonia na convivência. “Dentro de um relacionamento você só consegue fazer alguém feliz se você estiver resolvido consigo mesmo sendo feliz”, frisou.

Balanço final

Musso elogiou a iniciativa e pediu que “continuem plantando essas sementes”. O parlamentar aproveitou a ocasião para lembrar dos seis anos à frente do Legislativo e disse que seu mandato está no “apagar das luzes”. Desde que foi eleito deputado pela segunda vez, argumentou que não disputaria reeleição “porque poder público não foi feito para perpetuação de poder”. “Poder público foi feito para cuidar de quem mais precisa. E quem mais precisa do poder público são os mais humildes”, salientou ele, citando capixabas sem plano de saúde e que vivem na extrema pobreza.

O presidente da Casa se considerou orgulhoso por ter transformado a Ales em uma “referência” entre as demais assembleias do Brasil ao torná-la a mais econômica. Também lembrou de investimentos feitos em equipamentos de acessibilidade a criação de um complexo de serviços com Posto de Identificação, Procon, Delegacia do Consumidor e Procuradoria da Mulher. Os esforços para implantar a tramitação digital de processos não foram esquecidos.

Agradecendo aos colegas de plenário e aos servidores, o parlamentar afirmou que o maior legado que deixa é o bom convívio. “Consegui fazer tudo? Não. Agradar todo mundo? Muito menos. Mas eu tenho a minha consciência tranquila que eu dei o meu melhor”. “Obrigado por acreditarem em mim, por nós estarmos unidos num bem comum, que é ajudar as pessoas”, finalizou.

Também compuseram a mesa de autoridades o vereador de Viana Wesley Pires (PSC); o pastor Josué Perpétua, presidente do Ministério Poder e Unção de Cariacica; a pastora Verimá Machado, presidente do Ministério Grande Aliança com Deus, o pastor da Igreja Batista Lagoinha de Vitória, Wilson Quintanilha; o vice-prefeito de Itueta (MG), Giorzane Cremasco; além de Adriana Bôas, mãe ativista da causa autista.

Na Bíblia, a tradução para Efatá é “Abre-te”. O projeto, que fica no bairro Soteco, em Viana, hoje conta com 30 colaboradores diretos para dar oportunidade aos mais vulneráveis.

Lista de homenageados com certificados

• Adelina Diniz
  • Aguinaldo Sirilo Barroso
  • Alessandro Moura da Silva