Aprovada urgência para transporte gratuito em eleições

Matéria de autoria de Gandini também prevê aumento da frota do Transcol nos dias de pleito 

Por Marcos Bonn, com edição de Angèle Murad | Atualizado há 10 meses

Deputados sentados e de costas no Plenário Dirceu Cardoso e ao fundo o painel eletrônico
Projeto pode ser incluído na pauta da próxima sessão, na segunda (31) / Foto: Lucas S. Costa

Os deputados aprovaram, na sessão ordinária híbrida desta quarta-feira (26), a tramitação em regime de urgência do Projeto de Lei (PL) 469/2022. A matéria, de autoria de Gandini (Cidadania), obriga o Executivo a aumentar a frota do sistema Transcol e a conceder gratuidade no transporte nos dias de eleição. 

Conforme a proposição, o aumento do número de ônibus nas ruas no dia dos pleitos municipais, estaduais e federais deve ser de no mínimo 50%. Se aprovada, a virtual lei entrará em vigor na data da publicação. 

Fotos da sessão ordinária

O autor destaca, na justificativa do texto, que a proposta está de acordo com a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou municípios e estados a oferecerem o serviço sem custo neste domingo (30), data do segundo turno das eleições gerais no país.

Para Gandini, há hoje “níveis de grande abstenção nas eleições”, justificados pelo fato de “muitos eleitores, que necessitam a utilização do transporte público para se dirigirem aos locais de votação, preferem, muitas vezes, pagar a multa pelo não comparecimento, considerando que o preço do deslocamento”. 

A matéria tramitará pelas comissões de Justiça, Cidadania, Mobilidade Urbana e Finanças. Com a aprovação do regime de urgência, o projeto está apto a ser inserido na pauta da próxima sessão ordinária, na segunda-feira (31). 

Quórum

Na sessão desta quarta-feira (26), atendendo a um pedido de contagem dos presentes na sessão, o presidente Erick Musso (Republicanos) anunciou que não havia número suficiente de parlamentares para analisar as matérias da Ordem do Dia. No entanto, houve quantidade suficiente de deputados para manter a Fase de Comunicações da sessão.  

Projeto isenta ICMS de remédios para Apaes
Medida seria direcionada para 46 medicamentos importados, desde que comprados diretamente pela associação
Assembleia cria espaço dedicado à inclusão
Sala para atendimento de pessoas com deficiência foi inaugurada nesta quinta e novo serviço vai estar sob a gestão da Diretoria da Casa dos Municípios
Comissão de Saúde identifica demandas em Cachoeiro
Colegiado visitou dois hospitais filantrópicos, uma unidade psiquiátrica, o Centro Regional de Especialidades e o Samu
Violência contra jovens pauta discursos desta quarta
Preocupados com os números de homicídios e a vulnerabilidade de negros, indígenas e população LGBTQIAPN+, deputados defendem propostas para juventude
Projeto isenta ICMS de remédios para Apaes
Medida seria direcionada para 46 medicamentos importados, desde que comprados diretamente pela associação
Assembleia cria espaço dedicado à inclusão
Sala para atendimento de pessoas com deficiência foi inaugurada nesta quinta e novo serviço vai estar sob a gestão da Diretoria da Casa dos Municípios
Comissão de Saúde identifica demandas em Cachoeiro
Colegiado visitou dois hospitais filantrópicos, uma unidade psiquiátrica, o Centro Regional de Especialidades e o Samu
Política de Privacidade.

O Portal da Ales utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Ao utilizar este site, você concorda com a nossa política de monitoramento de cookies. Para mais informações, acesse a nossa Politica de Privacidade.

ACEITO E FECHAR