Em sessão solene realizada nesta segunda-feira (12), a Assembleia Legislativa (Ales) homenageou com certificados 34 profissionais, militantes, representantes e entidades voltadas à defesa da mulher no Espírito Santo. O evento foi para comemorar os 25 anos de atividades do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher do Estado do Espírito Santo (Cedimes).
Durante a solenidade foi lançado o Guia Orientador para Criação e Fortalecimento de Conselhos Municipais dos Direitos das Mulheres, produzido pelo Cedimes e pelo governo do Estado. O material é principalmente para incentivar a criação dos conselhos municipais, “ramificações” do conselho estadual, esclareceu a deputada Janete de Sá (PSB), proponente do evento.
A parlamentar destacou as desigualdades existentes entre mulheres e homens no estado e no país. Ela ressaltou a importância de cada representante da mesa, especialmente as negras, e convidou as mulheres para acompanhar os trabalhos dos deputados na Casa. Ela também falou sobre a importância dos conselhos de mulheres.
Fotos da sessão solene
O conselho está voltado para “orientar governo municipal, estadual, essa Casa, as Câmaras Municipais, Federal e o Senado sobre a importância das políticas públicas que envolvem as mulheres, a importância dessa equidade, trazer o que é muito desigual para uma situação melhor para que a gente consiga lutar por igualdade, para que as políticas públicas sejam implementadas, porque tem muitas leis que estão em vigor mas que não são implementadas”, lembrou a deputada.
Secretaria das Mulheres
Em diversas intervenções, as mulheres pediram a criação da Secretaria Estadual das Mulheres. Ao final do evento, Janete de Sá reforçou a necessidade de uma secretaria própria para tratar das questões relativas às mulheres, em nível superior de governo, de igual para igual outras pastas.
Mulheres na história
A subsecretária de Políticas para Mulheres, da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Juliane de Araújo Barroso, enfatizou que “não é possível pensarmos em uma democracia, numa sociedade livre e justa, ainda com uma sociedade que mata tantas mulheres. Queremos uma sociedade livre de qualquer tipo de violência contra mulheres, não só aquelas que estão previstas na Lei Maria da Penha, qualquer tipo de violência, porque a vida que nós queremos para todas nós mulheres é uma vida de liberdade, de autonomia, de justiça e de uma profunda felicidade. Felicidade é um valor ético, e nós viemos para esse mundo para sermos muito felizes”, considerou Barroso.
A primeira presidente do Cedimes, Ivone Vilanova de Souza, apresentou um histórico das lutas das mulheres no Espírito Santo e no país. Destacou o papel das mulheres no movimento social e nos partidos políticos. Enumerou diversas personalidades que tiveram papel importante na construção dos conselhos e no fortalecimento do Cedimes.
“Como contar a história do Espírito Santo sem que essas mulheres estejam envolvidas, em tudo que viveram, jamais deixamos de apoiar qualquer uma de vocês, aqui estaremos, somos soma, somos aguerridas”, registrou Ivone Vilanova.
Valorização do Cedimes
O Dia Internacional de Luta pelo Fim da Violência contra as Mulheres, celebrado em 25 de novembro, mesma data em que ocorreu a tragédia nas duas escolas do Bairro de Coqueiral, em Aracruz, foi lembrado pela presidente da Cedimes, Maria José Marcondes Pimenta. Ela propôs, e foi concedido, um minuto de silêncio como homenagem em memória das quatro mulheres, três professoras e aluna, assassinadas naquele dia. A presidente do conselho enumerou os desafios e dificuldades enfrentados.
“Sinto-me privilegiada por estar vivendo este momento memorável para o Cedimes nesses 25 anos de existência. Ser sua presidente nesse momento é um privilégio carregado de muita alegria e ao mesmo tempo de muitas angústias, sentimentos fortes de responsabilidades e em meio a tantos desafios que temos pela frente. Celebrar os 25 anos é principalmente honrar a todas que pensaram, idealizaram, implementaram, construíram e fizeram existir e resistir”, disse Maria José Pimenta.
A presidente do Cedimes fez algumas reivindicações. “Uma efetiva estrutura que nos dê tranquilidade, que respeite a democracia, que se compreenda a importância de um mecanismo de controle social, de enfrentamento às desigualdades e dê sustentação e efetivação da democracia. (...) Muitas vezes, precisamos defendê-lo [o conselho] com muito empenho, inclusive para que as políticas públicas possam chegar de forma correta e eficiente às mulheres, como também que possa ser um instrumento na desconstrução do patriarcado, do racismo estrutural, da heteronormatividade e das desigualdades sociais que permeiam toda a gestão pública”, ponderou a presidente do conselho.
Composição da mesa
Além da deputada Janete de Sá, compuseram a mesa a vice-governadora, Jacqueline de Morais; a presidente da Cedimes, Maria José Marcondes Pimenta; a representante do Cedimes Maria Jovelina de Bona; a representante da Associação das Mulheres Negras e Quilombolas de São Mateus e Sapé do Norte, Luzinete Serafim Brandino; a primeira presidente do Cedimes, Ivone Vilanova de Souza; a subsecretária da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Juliane de Araújo Barroso; a coordenadora do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid) do Ministério Público Estadual (MPES), promotora Cristina Esteves; representantes do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo, defensora Fernanda Prugner; a presidente do Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial, Fátima Tolentino; a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB, Janaina Vasconcelos; a representante da OAB-ES Tereza Rozindo; o vice-prefeito de Venda Nova do Imigrante, Tarcísio Botacin; o presidente da Comissão de Direitos Humanos e vereador por Cariacica Flávio Preto.
Homenageados
- Aldete Maria Xavier
- Ana Clemente de paula
- Ana Lúcia Rocha da Conceição
- Daniela Rosa Trazzi
- Deusdéia de Souza Pego de Almeida Silva
- Edilamara Rangel Gomes Alves
- Edleusa Gomes Ferreira Cupertino
- Edna Calabrez Martins
- Ednea Santos de Jesus
- Eliana de Fátima Inácio
- Eusabeth Ferreira das Mercês Vasconcelos
- Evanildes Maria Pereira
- Genilda Cordeiro Baroni
- Ilza Natália
- Ivone Vilanova de Souza
- Juliane de Araújo Barroso
- Luciana Santana de Souza
- Lucineia Vicente Caetano
- Luzinete Serafim Blandino
- Marcela Ricelle Alves
- Marcia Silvia Bobbio
- Maria Augusta Buffolo
- Maria Betania Baul
- Maria José Marcondes Pimenta
- Maria Margareth Belmiro Lima (in memoriam)
- Maria Teresa Colli Rosindo
- Naides Silva Nascimento
- Olindina Serafim Nascimento
- Vera Maria Simoni Nascif
- Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Serrana de Serra
- Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Cachoeiro de Itapemirim
- Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Aracruz
- Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Colatina
- Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Santa Maria de Jetibá