Eleitos são diplomados pela Justiça Eleitoral

Defesa da democracia e lisura do processo eleitoral deram o tom dos discursos na solenidade de diplomação realizada nesta segunda-feira

Por Wanderley Araújo, com edição de Nicolle Expósito

Homem branco, com cabelos grisalhos, terno azul fala em microfone
Casagrande discursou em nome de todos os diplomados / Foto: Lucas S. Costa

Em sessão solene na tarde desta segunda-feira (19) o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) realizou a diplomação dos políticos capixabas eleitos nas eleições de outubro deste ano. A cerimônia, que lotou o auditório do Pleno do TRE, foi presidida pelo presidente da Corte eleitoral, desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama. 

Além do governador Renato Casagrande (PSB) – reeleito –, e do vice, Ricardo Ferraço (PSDB), receberam também o documento que os habilita para o exercício dos mandatos, os deputados federais e estaduais eleitos e reeleitos, assim como o senador Magno Malta (PL), que conquistou a única vaga disponível para o Senado da República. Os suplentes dos eleitos também foram diplomados. 

Entre os componentes da Mesa, além do governador reeleito, figuravam o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos (Podemos), representando o Parlamento estadual; o presidente do Tribunal de Justiça (TJES), desembargador Fabio Clem de Oliveira, a Procuradora-Geral de Justiça do Estado, Luciana Andrade; o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Rodrigo Chamoun; e o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos). 

Fotos da solenidade de diplomação

Lisura das eleições 

Designado para falar aos presentes em nome da Justiça Eleitoral, o vice-presidente e corregedor do TRE, Namyr Carlos de Souza Filho, destacou que o ato de diplomação representou o sacramento da lisura do processo eleitoral deste ano. 

Ele enfatizou a importância da Justiça Eleitoral na construção democrática do país, ao citar que a mesma completou 90 anos de funcionamento em 24 de fevereiro de 2022. 

“O Egrégio Tribunal Regional Eleitoral, no exercício de sua relevante função constitucional e legal, projetou, administrou e realizou as eleições gerais de 2022 em clima de absoluto respeito à Constituição Federal, perpetrando ações com responsabilidade, comprometimento, segurança, retidão e transparência”, declarou. 

Respeito à Constituição

O corregedor afirmou que a democracia exige diálogo, liberdade de expressão e a oposição de ideias, havendo, contudo, de ser exercida dentro dos limites do Estado Democrátivo de Direito. 

Namyr Carlos pontuou que o pleito de outubro foi realizado em ambiente de polarização política e debates acalorados,  registrando-se radicalização de ideias, notadamente pelo “derrame” de fake news, que “inundaram todo o país”. 

O vice-presidente do TRE frisou que o momento atual exige que as ações dos diplomados estejam voltadas para a nobre missão de trazer equilíbrio e paz para o Espírito Santo e o país.

Nesse sentido, destacou, é preciso que o comportamento dos políticos esteja pautado pelos fundamentos da República e pelos princípios constitucionais da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência. “A Carta Magna não pode ser tripudiada, inobservada, descumprida ou vilipendiada”, advertiu. 

Nessa linha do discurso, o desembargador homenageou o ex-presidente da Assembleia Nacional Constituinte, responsável pela elaboração da CF de 1988, deputado Ulysses Guimarães, que, ao promulgar o novo contrato social brasileiro, bradou ao Plenário do Congresso: “A Constituição certamente não é perfeita; ela própria o confessa ao admitir a reforma. Quanto a ela, discordar, sim; divergir, sim; descumprir, jamais. Afrontá-la, nunca”. 

O corregedor eleitoral finalizou pedindo aos eleitos que honrem a Constituição Federal, a democracia e os poderes que receberam do povo. “Com essas palavras transmito aos candidatos eleitos os meus parabéns e o sincero desejo que alcancem pleno sucesso em seus respectivos mandatos”, disse ele. 

Resistência 

O governador reeleito Renato Casagrande falou em nome de todos os diplomados e foi o único a discursar na cerimônia, além do desembargador Namyr Carlos. Na mesma linha de defesa da democracia e da Constituição Federal, parabenizou a Justiça Eleitoral pela lisura no processo eleitoral e “pela brava resistência diante de tantas ameaças às nossas instituições”. 

O governador avaliou que as instituições foram valentes e resistentes para vencer “os maiores ataques” sofridos por essas estruturas de ordem social no período pós-redemocratização.

Casagrande agradeceu aos capixabas pela confiança demonstrada ao conferir-lhe pela terceira vez o diploma de governador do Estado. O chefe do Executivo disse que, com base no respeito, é possível, mesmo nas adversidades, construir caminhos importantes para a população.

Deputados estaduais diplomados 

Ademir José Gomes Pereira (Zé Preto) - PL
Adilson Espindula - PDT
Alcântaro Victor Lazzarini Campos - Republicanos
Alexandre Xambinho - PSC
Marcelo Santos - Podemos 
Allan Albert Lourenço Ferreira (Allan Fereira) - Podemos 
Benedito Alves Costa (Bispo Alves) - Republicanos 
Bruno da Costa Resende (Dr. Bruno Resende) - União
Camila Valadão (Camila Valadão) - Psol 
Danilo Bahiense - PL
Dary Pagung - PSB 
Denner Januário da Silva (Deninho Silva) - União
Edmar Lorencini dos Anjos (Mazinho dos Anjos) - PSDB
Fabrício Gandini - Cidadania 
Hudson Leal - Republicanos 
Iriny Lopes - PT
Janete de Sá - PSB 
João Coser - PT
José Esmeraldo - PDT
Lucas Polese - PL
Lucas Scaramussa - Podemos  
Capitão Assumção - PL
Pablo Muribeca - Patri
Raquel Lessa - PP
Sergio Meneguelli - Republicanos 
Tyago Hoffmann - PSB 
Theodorico Ferraço* - PP
Vandinho Leite - PSDB
Coronel Weliton - PTB
Wellington Callegari - PL 


Deputados federais diplomados 
Amaro Neto - Republicanos 
Evair de Melo - PP
Gilson Daniel - Podemos
Gilvan da Federal - PL
Helder Salomão - PT
Jackeline Rocha - PT
Josias da Vitória - PP
Messias Donato - Republicanos
Paulo Foletto - PSB
Victor Garozi Linhalis (Dr. Victor) - Podemos 


*O deputado não compareceu à cerimônia de diplomação e poderá receber o diploma de forma virtual. 

Pedido de prazo tranca pauta de votações
Comissão de Justiça pediu mais tempo para analisar veto aposto pelo governo ao projeto que garante arma a policiais aposentados
Justiça aprova vedação a cobrança de taxas escolares
Colegiado deu parecer favorável a projeto que proíbe escolas particulares de cobrar taxas para matrícula, emissão de histórico escolar, realização de prova, entre ou...
Comissão quer reforçar luta em prol de animais
Mais de 100 pessoas, entre instituições, políticos e gestores públicos, participaram do lançamento das atividades da Comissão de Proteção e Bem-Estar dos Animais
Quase mil doses de vacina são aplicadas em ação na Ales
Públicos interno e externo puderam se imunizar contra influenza, Covid, tétano, hepatite B e outras doenças nesta terça-feira
Pedido de prazo tranca pauta de votações
Comissão de Justiça pediu mais tempo para analisar veto aposto pelo governo ao projeto que garante arma a policiais aposentados
Justiça aprova vedação a cobrança de taxas escolares
Colegiado deu parecer favorável a projeto que proíbe escolas particulares de cobrar taxas para matrícula, emissão de histórico escolar, realização de prova, entre ou...
Comissão quer reforçar luta em prol de animais
Mais de 100 pessoas, entre instituições, políticos e gestores públicos, participaram do lançamento das atividades da Comissão de Proteção e Bem-Estar dos Animais