Mostra capta emoções da posse dos deputados

Tonico, fotógrafo da Ales há 24 anos, assina a exposição de 71 fotos organizada pelo Centro de Memória

Por Josi Miossi, com edição de Angèle Murad

Homem em pé e atrás dele vários quadros com fotos com gente
A exposição pode ser vista das 8 às 19 horas e é permanente / Foto: JV Andrade

Sorrisos, memórias e emoções marcam a exposição de fotografias do fotógrafo Antônio Carlos Sessa, o Tonico da Assembleia Legislativa (Ales). Os registros foram feitos na posse dos deputados no início de fevereiro. A exposição conta com 71 fotografias divididas em 25 quadros e pode ser vista no corredor do Centro de Memória da Ales. 

Para o autor da exposição e responsável pelo Centro de Memória, os registros são a forma encontrada pelo setor para mostrar à sociedade o dia da posse, especialmente para as pessoas que frequentam a Assembleia. 

“O Centro de Memória tomou essa iniciativa para dar boas-vindas aos deputados e deputadas, reeleitos e eleitos para essa legislatura. Aqui está registrada a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, do presidente do Tribunal de Contas, do Tribunal de Justiça, além de outros nomes de representatividade do nosso estado”, explica o fotógrafo. 

Tonico trabalha na Ales há 24 anos. “É muito satisfatório estar aqui para registrar mais um dos momentos significativos dentro da política e aos que chegam à Casa para construir uma nova história. Podemos ver, nesses registros, que as galerias estavam lotadas; é sinal que a população veio prestigiar os deputados que foram eleitos por eles. Deputados que, durante esses quatro anos, serão a voz da população”, afirma. 

Centro de Memória 

O Centro de Memória “José Luiz Claudio Corrêa” guarda principalmente fotografias que contam um pouco da história do Espírito Santo e do Poder Legislativo estadual. O acervo reúne ainda a biografia dos presidentes da Casa, o acervo documental dos parlamentares, entre outros.

O local abriga também fotos dos prédios anteriormente ocupados pela Assembleia e de outros espaços históricos do estado. Os servidores do espaço realizam um trabalho de recuperação, organização e conservação dessas imagens. Quando um material novo chega ao Centro de Memória é catalogado, digitalizado e, posteriormente, colocado à disposição do público.

Para ter acesso aos documentos é necessário entrar em contato com o setor e solicitar pesquisa prévia sobre material específicos. É possível fazer consulta ou até obter cópia dos documentos.

Serviço do Centro de Memória

Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas
Contato: centrodememoria@al.es.gov.br e (27) 3382-3520

Pedido de prazo tranca pauta de votações
Comissão de Justiça pediu mais tempo para analisar veto aposto pelo governo ao projeto que garante arma a policiais aposentados
Justiça aprova vedação a cobrança de taxas escolares
Colegiado deu parecer favorável a projeto que proíbe escolas particulares de cobrar taxas para matrícula, emissão de histórico escolar, realização de prova, entre ou...
Comissão quer reforçar luta em prol de animais
Mais de 100 pessoas, entre instituições, políticos e gestores públicos, participaram do lançamento das atividades da Comissão de Proteção e Bem-Estar dos Animais
Quase mil doses de vacina são aplicadas em ação na Ales
Públicos interno e externo puderam se imunizar contra influenza, Covid, tétano, hepatite B e outras doenças nesta terça-feira
Pedido de prazo tranca pauta de votações
Comissão de Justiça pediu mais tempo para analisar veto aposto pelo governo ao projeto que garante arma a policiais aposentados
Justiça aprova vedação a cobrança de taxas escolares
Colegiado deu parecer favorável a projeto que proíbe escolas particulares de cobrar taxas para matrícula, emissão de histórico escolar, realização de prova, entre ou...
Comissão quer reforçar luta em prol de animais
Mais de 100 pessoas, entre instituições, políticos e gestores públicos, participaram do lançamento das atividades da Comissão de Proteção e Bem-Estar dos Animais