Mulheres recebem a Comenda Maria Ortiz

Homenagem foi feita a mulheres que se destacam na defesa dos direitos humanos em várias áreas

Por Danilo Salvadeo, com edição de Angèle Murad | Atualizado há 4 meses

Homenageada com comenda no pescoço e rodeada por várias mulheres e alguns homens
Iniciativa da homenagem foi da Comissão de Direitos Humanos / Foto: Victor Thomé

Proposta pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, a Assembleia Legislativa homenageou, em sessão solene na noite de quarta-feira (31), 30 mulheres com atuação reconhecida em vários setores no Espírito Santo. Todas receberam a Comenda Maria Ortiz, honraria que recorda os feitos da capixaba considerada a primeira heroína brasileira, por ter ajudado a expulsar os holandeses que tentavam dominar Vitória em 1625, encorajando os demais moradores. Maria Ortiz tinha 21 anos de idade na época.

Emocionada, a presidente do colegiado, deputada Camila Valadão (Psol), elogiou a atitude encorajadora de Maria Ortiz e a inspiração dela para homenagear mulheres que se destacam em diversos setores sociais, econômicos e religiosos. “Esta garra lembra todas as mulheres que atuam na defesa intransigente dos direitos humanos”, afirmou Camila.

Em entrevista a TV Assembleia, a ativista social Suzana Lima, uma das homenageadas, falou sobre a luta “pelo reconhecimento das pessoas com deficiências, em todos os espaços, com igualdade, equidade e oportunidades como as demais”. Militante na causa, ela falou sobre sua trajetória de vida: “Sou mulher com deficiência, negra, me locomovo em cadeira de rodas, mas sou graduada em gestão de Recursos Humanos pela Universidade de Vila Velha e sou servidora do Estado”, disse. 

Álbum de fotos

A deputada Iriny Lopes (PT) falou sobre a satisfação em receber na Ales mulheres que “fazem a história capixaba”, motivadas pela heroína Maria Ortiz. Para o deputado João Coser (PT), a honraria se justifica em homenagem à destemida capixaba. Usaram também da palavra os deputados Lucas Polese (PL), Coronel Weliton (PTB) e Callegari (PL). Também presente à solenidade estava o deputado Alexandre Xambinho (PSC). Em nome dos homenageados falou a ex-deputada estadual Brice Bragato, destacando a força das mulheres que lutam por direitos humanos.

A Comenda Maria Ortiz foi criada por resolução em 1995 e, atualmente, as normas para concessão da honraria estão dispostas na Resolução 2.780/2009

Homenageadas

Indicações da deputada Camila Valadão

  • Aline Felippe Pacheco
  • Edinete Maria Rosa
  • Brice Bragato
  • Emilly Pereira Marques
  • Grayce Lourdes Amboss Merçon Leonardo
  • Karlili Trindade
  • Keila Bárbara Ribeiro da Silva
  • Renata Setúbal
  • Lúcia Mara dos Santos Martins
  • Maria Gabriela Agapito da Veiga Pereira da Silva
  • Maria Lúcia Teixeira Garcia
  • Marta Nunes do Nascimento
  • Mônica Alves de Faria
  • Munah Malek
  • Barbarah Vianna Brasil
  • Suzana Lima

Indicação do deputado Lucas Polese

  • Maria Pontes de Souza

Indicação do deputado Callegari

  • Maria Auxiliadora Fiorillo Mariani 

Indicação do deputado Coronel Weliton

  • Maria Rosa Pimentel e Souza

Indicação do deputado Dary Pagung

  • Patrícia Crizanto da Silva 

Indicação do deputado Tyago Hoffmann

  • Valésia Perozini Inácio

Indicação da deputada Raquel Lessa

  • Fernanda Siqueira Sussai Milanese

Indicação do deputado Alexandre Xambinho

  • Maria Peixoto da Silva

Indicação do deputado Mazinho dos Anjos

  • Sandra Maria Bezerra Gomes

Indicação da deputada Janete de Sá

  • Noilza da Penha Pagio Girelli

Indicação do deputado Dr. Bruno Resende

  • Andressa Mussi Soares

Indicação do deputado Gandini

  • Maria Aparecida Lube

Indicação do deputado Sergio Meneguelli

  • Ilda Santinha Merlo Menegatti

Indicação do deputado João Coser

  • Zilda Antonia de Aquino

Indicação da deputada Iriny Lopes

  • Célia Maria Vilela Tavares

 

Comissões: Direitos Humanos
Plenário aprova sinalização para videomonitoramento
Projeto aprovado busca diferenciar câmeras usadas para monitorar vias dos radares de velocidade
Comissão aborda situação de animais abandonados
Médico veterinário falou sobre políticas para acolhimento e tratamento de animais com zoonoses
Moradores relatam insegurança em bairros de Vitória
Praia do Canto e adjacências sofrem com assaltos e tráfico de drogas, segundo moradores e comerciantes que participaram da Comissão de Segurança
Brasil deve registrar 70 mil casos de câncer de mama
Deputado Dr. Bruno apresentou estimativa do Inca para 2023 e alertou para a necessidade de prevenção e diagnóstico precoce da doença
Plenário aprova sinalização para videomonitoramento
Projeto aprovado busca diferenciar câmeras usadas para monitorar vias dos radares de velocidade
Comissão aborda situação de animais abandonados
Médico veterinário falou sobre políticas para acolhimento e tratamento de animais com zoonoses
Moradores relatam insegurança em bairros de Vitória
Praia do Canto e adjacências sofrem com assaltos e tráfico de drogas, segundo moradores e comerciantes que participaram da Comissão de Segurança
Política de Privacidade.

O Portal da Ales utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Ao utilizar este site, você concorda com a nossa política de monitoramento de cookies. Para mais informações, acesse a nossa Politica de Privacidade.

ACEITO E FECHAR