Cachoeiro e Anchieta têm palestra sobre eleições

Palestras organizadas pela Ales visam orientar condutas de eleitores e candidatos quanto à eleição de outubro 

Por João Caetano Vargas, com edição de Angèle Murad | Atualizado há 3 meses

Homem de camisa social branca em pé ao microfone
Marcelo Santos destacou papel do eleitor como fiscal do processo eleitoral / Foto: João Caetano Vargas

Formar cidadãos que conheçam o processo eleitoral para fiscalizar e escolher melhor os seus representantes. Com essa fala o presidente da Assembleia Legislativa (Ales), deputado Marcelo Santos (Podemos), abriu a terceira apresentação do advogado Marcelo Nunes no ciclo de palestras sobre a nova legislação eleitoral. Nesta sexta-feira (23) foi a vez de o município de Cachoeiro de Itapemirim sediar o evento, abrangendo a Região Sul do estado.

“A participação popular demonstra claramente que o cidadão quer conhecer como funciona o regramento eleitoral, principalmente (para atuar) como fiscal. Não basta apenas a Justiça Eleitoral cumprir o seu papel, se ela tiver o apoiamento de cidadãos conscientes do seu papel no processo eleitoral, e mais ainda, conhecedores do regramento, nós teremos uma eleição mais limpa”, afirmou o presidente.

“E é esse o resultado que nós almejamos. Ou seja, eleições limpas, candidatos que conheçam as regras, que saibam o que pode e o que não pode fazer e cidadão atualizado. Eu fico muito feliz pelo projeto que nós apresentamos para a sociedade. A gente percebe pela grande adesão aqui em Cachoeiro, em plena sexta-feira, com a casa cheia”, complementou o parlamentar.

Redes sociais

Um dos principais assuntos abordados pelo advogado Marcelo Nunes - a regra para o uso das redes sociais por candidatos e eleitores - despertou muito interesse nos participantes. O deputado Allan Ferreira (Podemos), que é do município de Cachoeiro de Itapemirim, comentou sobre o assunto.

“Muita gente me pergunta o que pode ou não ser feito durante a pré-candidatura. É um tema de muita relevância, nós estamos prestes a começar já com as campanhas. Quando você recebe esse nível de informações, você fica mais confortável. Principalmente hoje, com as redes sociais, saber como pode ser usado esse recurso. Pra mim é importante estar aqui e buscar ainda mais conhecimento, nós recebemos uma verdadeira aula”, disse o parlarmentar.

O chefe do Legislativo de Cachoeiro, Brás Zagotto (Podemos), agradeceu a iniciativa da Assembleia Legislativa. “Trazer conhecimento para nós é importantíssimo. Tem até presidente de partido que não sabe como vai funcionar o processo eleitoral. Então estou feliz pelo nosso município estar recebendo esse evento, vai ser útil para partidos, candidatos e assessores saberem como proceder nas eleições de 2024”, avaliou o vereador.

Anchieta

Na quinta-feira (22), a palestra foi realizada em Anchieta, abrangendo a região Litorânea Sul do Espírito Santo. O prefeito do município, Fabrício Petri (PSB), falou sobre o caráter orientativo das palestras. “Parabenizar a Assembleia por estar fazendo, em diversos municípios, de forma regionalizada, esse circuito de palestras, para orientar não só o cidadão, mas sobretudo os candidatos do pleito agora de 2024”, comentou. 

“Para que tudo ocorra com segurança, para que os candidatos possam ter tranquilidade e ciência das suas chances, já que constantemente a legislação eleitoral muda, especialmente para os fins de quociente eleitoral. Isso tudo acaba trazendo um pouco mais de tranquilidade para o candidato e também para os partidos”, concluiu o prefeito.

Palestras

A palestra realizada em Cachoeiro encerrou a primeira semana desse ciclo, que está sendo realizado pela Ales, por meio das diretorias da Casa dos Municípios e de Relações Institucionais. Durante as apresentações, o advogado e especialista em direito eleitoral Marcelo Nunes esclarece sobre temas como uso de material visual, redes sociais, quociente eleitoral, composição de chapas, divulgação de pesquisas, uso de recursos, prestação de contas, entre outros assuntos pertinentes ao regramento eleitoral.

Confira a agenda das próximas palestras

  • 28/02 Santa Teresa
  • 06/03 Nova Venécia
  • 07/03 Conceição da Barra
  • 08/03 Colatina
  • 14/03 Ales
  • 21/03 Linhares
Comunidade debate obras de engordamento da Praia do Morro
O investimento previsto é de R$150 milhões e depende de aval do DER. A população questionou os riscos ambientais.
Reunião defende diversificação agrícola
Opinião foi defendida por convidados da Comissão de Direitos Humanos; participantes também levantaram a pauta da agroecologia para uma alimentação de qualidade
Adequação na LDO 2024 passa em Plenário
Matéria foi aprovada junto com outras três na tarde desta terça-feira; outros 11 projetos terminativos, já aprovados pela Comissão de Justiça, também constavam na pa...
Comissão aprova gratuidade em concurso para vítima de violência
Comissão de Justiça deu parecer favorável a projeto que estende benefício para mulher vítima de violência
Comunidade debate obras de engordamento da Praia do Morro
O investimento previsto é de R$150 milhões e depende de aval do DER. A população questionou os riscos ambientais.
Reunião defende diversificação agrícola
Opinião foi defendida por convidados da Comissão de Direitos Humanos; participantes também levantaram a pauta da agroecologia para uma alimentação de qualidade
Adequação na LDO 2024 passa em Plenário
Matéria foi aprovada junto com outras três na tarde desta terça-feira; outros 11 projetos terminativos, já aprovados pela Comissão de Justiça, também constavam na pa...
Política de Privacidade.

O Portal da Ales utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Ao utilizar este site, você concorda com a nossa política de monitoramento de cookies. Para mais informações, acesse a nossa Politica de Privacidade.

ACEITO E FECHAR